Opinião

Reagir

8 mar 2019 00:00

Mas se o cancro vai continuar a aumentar nos próximos anos, a mortalidade por cancro tem vindo a diminuir.

À semelhança dos restantes países europeus, temos assistido em Portugal a um aumento progressivo do número de novos casos de cancro.

O cancro é uma daquelas doenças interditas, na medida em que basta pronunciar o seu nome para que surja o medo e a preocupação, tal o receio que possa ocorrer em qualquer familiar ou pessoa amiga.

Mas se o cancro vai continuar a aumentar nos próximos anos, a mortalidade por cancro tem vindo a diminuir.

Graças à rápida evolução dos tratamentos oncológicos, que são mais eficazes, mas também à prevenção e detecção precoce, que aumentam a taxa de sucesso na luta contra esta doença, uma realidade cada vez mais evidente.

E é preciso relembrar que esta doença existe, que há factores de risco que não conseguimos controlar, mas igualmente sabemos que parte dos tumores podem ser evitados com uma vida saudável e, se possível, preveni-los com alteração dos hábitos de vida.

E foi assim que surgiu o Reagir – As Artes de Leiria na Luta ao Cancro. O Reagir nasce da vontade de lutar por uma causa que, infelizmente, toca a muitas famílias.

Uma causa que coloca as pessoas e a sua qualidade de vida como prioridade, uma causa para a qual é importante que todos nos mobilizemos. E intervém para diminuir o impacto que as doenças oncológicas têm nos doentes, nas suas famílias e nos seus amigos, facultando informação e esclarecimento à população e sensibilizando para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro.

As doenças cancerosas podem ser evitadas ou retardadas. Temos que saber conviver com o cancro e devemos ser mais pró-activos na sua prevenção.

Sabemos hoje que muitas doe

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ