Opinião

Região Capital da Cultura

18 out 2018 00:00

Têm que ser candidaturas de e para as pessoas.

Em pleno 2018 estamos a comemorar o Ano Europeu do Património Cultural, ao qual a região não tem ficado indiferente, tendo estimulado imensas iniciativas de índole cultural, consequentemente patrimonial.

Este tem sido o ano em que Leiria tem vincado, de forma persistente, a sua candidatura e consequente intenção de ser Capital Europeia da Cultura em 2027, estando a desenvolver outras candidaturas como são exemplo Leiria Cidade da UNESCO na área da Música ou mesmo o Europeade – Maior Festival de Cultura Tradicional da Europa.

Contudo, projectos como estes, tendo em conta a dimensão do património existente na região e as iniciativas promovidas nos concelhos vizinhos, não podem ser candidaturas apenas de uma cidade. Têm que ser candidaturas envolventes, isto é, com a colaboração e parceria das instituições da região, passando pelas autarquias, associações e população em geral.

Têm que ser candidaturas de e para as pessoas. São as pessoas que mais podem e devem usufruir de candidaturas como estas. Por isso, é importante envolver as pessoas, motivando-as para a promoção cultural, como objectivo de uma identidade regional, fazendo-as sentir que são candidaturas suas (porque o são).

O principal caminho para o sucesso destas candi

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ