Opinião

(R)evolução nacional

2 ago 2016 00:00

A recente vitória portuguesa do campeonato da Europa foi esmiuçada pelos mais diversos órgãos de comunicação social, focando os mais variados aspetos.

Apesar de todos os seus defeitos, como aficionado de futebol admiro este desporto por ser epítome de como a equipa pode ser mais importante do que a soma das suas individualidades (a famosa sinergia da Gestão). A nossa seleção demonstrou isso, porque podendo não ter todos os melhores jogadores do mundo para as suas posições, teve a melhor equipa, a mais coesa e a mais motivada (discutivelmente C. Ronaldo é o melhor jogador do mundo e, mesmo para aqueles que gostam mais de Messi, relembro que pelo menos o nosso CR7 paga impostos).

Foi também um interessante exercício de Liderança, com a transformação de Ronaldo de estrela (muitas empresas têm também os seus colaboradores “estrela”) num líder (sobretudo “transformacional”, dada a forma como os seus colegas se identificaram com ele e foram capazes de ir mais além).

Por outro lado, esta vitória tem o seu quê de Quinto Império, do renascer de uma nação acossada pela dívida, pela Comissão, pelo desemprego, pela corrupção e pelos seus próprios defeitos, uma nação que tem de fugir à sua excessiva modéstia e ganhar confiança para aceitar a sua capacidade de se exceder (os bons exemplos que hoje povoam os livros e programas sobre Gestão têm de ser a norma e não a exceção).

* Diretor Executivo - D. Dinis, Business School

Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.