Opinião

Roquefort, o meu querido queijo

17 ago 2018 00:00

De facto, tudo o que eu andava a estudar de nada me servia perante a necessidade de resolver problemas concretos.

Resultado: acabei em professora! Uma entre muitas a quem o sistema só pedia para transmitir o que alguém, por sua vez também já lhe tinha transmitido! Não fosse o queijo Roquefort e o que ele me permitiu observar desde criança e talvez eu não me tivesse sentido tão motivada para procurar apetrechar-me de um tipo de conhecimento a que Edgar Morin chamou de pertinente.

De facto, eu ligo a competência de um professor ao saber que ele possui e que lhe permite resolver os problemas que lhe surgem. E que problemas são esses? Para mim todos os ligados à resolução de casos de insucesso na aprendizagem de qualquer criança. Porque assim penso, nunca mais vou esquecer o que um dia ouvi contar à pedagoga Luísa Cortesão: após convidar os sobrinhos a observarem as formas encantadoras dos canteiros dos jardins de Serralves, estranhou a indiferença deles perante a beleza que lhes era oferecida.

De repente... ajoelhou-se e percebeu. Ficando da altura dos sobrinhos também ela não veria, naquelas formas, qualquer beleza!

De facto, transmitir só não chega, mas e voltando ao queijo Roquefort, como estou tão ligada a ele, quero ensinar a minha neta a gostar deste meu querido manjar. Por tudo o que antes disse, claro que não me passa pela cabeça pôr-lhe uma fatia à frente e obriga-la a gostar dessa maravilha, só porque eu lhe digo e o acho muito nutritivo e enormemente delicioso! Ora, não me interessa o que digam, mas eu também, gastronomicamente, quero ser uma avó competente!

Como ninguém gosta daquilo que não conhece a probabilidade de ficarmos a gostar do que conhecemos é grande e foi precisamente o que me aconteceu com o queijo Roquefort. Era eu ainda criança quando o meu pai, regent

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ