Opinião

Trump ganhou. A comunicação social perdeu. O fim dos dias vai chegar

11 nov 2016 00:00

O ser humano mais mal preparado de todos os tempos vai mesmo liderar a maior potência mundial e, definitivamente, não estamos preparados para o que aí vem.

Hoje, 9 de Novembro de 2016, acordámos para um Mundo que ainda não conhecemos. Só o tínhamos visto nos livros de História, na televisão e no cinema. Acabou de renascer, no entanto, e devemos mesmo estar preocupados. Os sintomas que, nos últimos anos, têm sido visíveis a nível global, com a ascensão das extremas-direitas europeias, a crescente tensão racial nos Estados Unidos, ou o claro reaparecimento da Guerra Fria nos radares da geopolítica internacional, acabaram de evoluir para um estado avançado da doença.

Não é exagero, ou provincianismo bacoco. O ser humano mais mal preparado de todos os tempos vai mesmo liderar a maior potência mundial e, definitivamente, não estamos preparados para o que aí vem. Não estamos, porque não quisemos acreditar. Pensámos que era um filme. Uma "americanada" que, como qualquer "americanada" que se preze, chegava ao fim e os "bons" ganhavam. Neste caso os menos maus, mas, ainda assim.

Não aconteceu e, agora, o Mundo pergunta porquê. Como é que estávamos todos enganados? Como é que com toda a campanha anti-Trump levada a cabo ao longo de meses e meses pela maior parte dos media em todo Mundo, às claras, na maior parte das vezes assumidamente, o homem consegue limpar a coisa? Limpinho. 

*Editor-in-chief, VICE Portugal

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.