Economia
Jantar-conferência divulga guia para financiamento de I&DT em Portugal
Do SIFIDE, às recentes ‘Testbeds’, passando pela participação em empreendimentos de ‘big science’, as empresas nacionais beneficiaram de dois mil milhões com o PT2020
“O investimento para a Investigação e o Desenvolvimento (I&D), seja em equipamento laboratorial, contratação de doutorados, ou desenvolvimento ‘inhouse’, pode ser complexo e nem sempre é fácil, porém, há muitas outras formas de o fazer, que podem ser colaborativas com uma instituição de ensino superior, com um laboratório colaborativo ou com um centro de tecnologia e inovação.”
Diogo Gomes de Araújo, coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Cliente da Agência Nacional de Inovação (ANI), foi o orador convidado pelo JORNAL DE LEIRIA para divulgar os instrumentos estatais de apoio ao investimento em inovação, num jantar-conferência que assinalou a publicação de mais uma edição da revista "250 Maiores Empresas do Distrito de Leiria".
Para mostrar aos empresários e agentes económicos e associativos presentes como encarar a Inovação e a Investigação e o Desenvolvimento de forma a serem mais competitivas e estarem à frente da concorrência, o convidado, fez elencou cada uma das valências, orçamentos, apoios e serviços disponibilizados pela ANI.
A exposição iniciou com o SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial, criado há mais de 20 anos, um sistema de incentivos fiscais cujo fim é o aumento da competitividade através da dedução de despesas em sede de IRC.
Todas as empresas portuguesas se podem candidatar, sendo que têm oito anos para usufruir do benefício e deduzir as despesas dos investimentos que fazem em I&D.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.