Sociedade
À beira dos 90 anos, a bicicleta é o seu meio de transporte
António Carvalho nunca teve carro ou motorizada. A bicicleta leva-o para todo o lado. Aos 89 anos, faz “todos os dias” cerca de 15 quilómetros diários (ida e volta) entre os Apariços (Santa Eufémia), onde vive, e Leiria, a sua cidade do coração.
A caminho dos 90 anos, António Carvalho, que os amigos tratam carinhosamente por senhor Carvalhinho, mantém-se fiel a um dos seus amores de sempre: a sua eléctrica, o nome que dá à bicicleta que diariamente monta para fazer a viagem entre Apariços (Santa Eufémia), onde vive, e Leiria, a sua cidade de coração, e que de eléctrica nada tem.
A mesma paixão pela bicicleta é partilhada por José Lopes Ferreira que, aos 88 anos, continua também a privilegiar este meio de transporte nas suas deslocações diárias.
A propósito do Dia Europeu Sem Carros, que se assinalou esta quarta-feira, o JORNAL DE LEIRIA foi conhecer a ligação destes dois octogenários, quase a chegar à barreira dos 90 anos, à bicicleta.
A relação de António Carvalho com as duas rodas começou ainda em Vila Real, onde nasceu, e prolongou-se durante toda a vida. “Aprendi a andar aos 15 anos na recta do circuito [estrada onde se realizam provas de automóvel]. Pagava 25 tostões por uma hora de aluguer, porque não tinha dinheiro para comprar uma”, conta.
Entre risos, recorda o dia em que entrou pela porta de armas do quartel do regiment
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.