Sociedade

“A cozinhar é que a gente se entende” assinala Dia Mundial da Diabetes

12 nov 2023 12:12

Actividades decorrem nos dias 13 e 14 de Novembro no Hospital de Alcobaça

a-cozinhar-e-que-a-gente-se-entende-assinala-dia-mundial-da-diabetes

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai dinamizar a iniciativa A cozinhar é que a gente se entende, para assinalar o dia Dia Mundial da Diabetes, no Hospital de Alcobaça Bernardo Lopes de Oliveira (HABLO).

Destinadas a crianças e adultos, a acção decorre nos dias 13 e 14 de Novembro, este último o dia da efeméride. O mote adoptado entre 2021 e 2023 é o Acesso aos Cuidados da Diabetes, que visa sensibilizar para a importância de melhorar o acesso à educação de qualidade sobre a diabetes junto dos profissionais de saúde e das pessoas com diabetes, refere uma nota de imprensa do CHL.

No dia 13, o CHL estará no Centro Escolar de Alcobaça para confeccionar receitas saudáveis, com a ajuda das crianças da escola, através da enfermeira Ana Rosa, que procurará consciencializar para a relevância de uma alimentação adequada para a prevenção da diabetes.

No dia seguinte, entre as 11 e as 13 horas, decorrerá uma sessão de ensinos sobre a importância da alimentação saudável e sobre a quantidade de açúcar “escondido” em muitos alimentos que utilizamos diariamente.

Esta apresentação é realizada pelas médicas Maria João Órfão, Francisca Chicharro e Vanessa Vicente, do Centro de Saúde de Alcobaça.

No final da sessão, haverá prova de receitas saudáveis elaboradas pelas crianças, e também de receitas elaboradas pelo médico do CHL e chef, João Ribeiro.

Neste dia, terá lugar ainda um showcooking para adultos, na Granja de Cister, entre as 14 e as 16 horas, sendo os vegetais e a fruta os principais ingredientes das receitas, de forma a fomentar o aumento do consumo destes alimentos e capacitar para escolhas alimentares adequadas, lê-se no comunicado.

"Este dia comemorativo permite a transmissão de conhecimentos de uma forma dinâmica, onde o utente é chamado a ter uma atitude mais activa e interventiva, ao contrário dos ensinos feitos em consulta, em que o utente ouve passivamente as informações, e são feitos de acordo com as necessidades do utente, mas na maioria quando o doente sai do gabinete e volta à sua rotina, os ensinos realizados não se traduzem numa melhoria da gestão da doença", refere a enfermeira Ana Rosa do HABLO, citada na nota de imprensa.

Isabel Costa, enfermeira gestora do HABLO, acrescenta que "a actividade de showcooking possibilita uma melhor apreensão de conhecimentos através de exemplos práticos, com uma dinâmica interativa e até divertida".

"Desta forma, damos o nosso contributo para melhorar o acesso ao conhecimento sobre a alimentação, um dos pilares fundamentais para a prevenção e gestão da diabetes. Sem nunca esquecer que 'mais vale prevenir do que remediar', é também para dar continuidade ao trabalho de enfermagem feito nas consultas de pediatria nas crianças obesas e com excesso de peso, que planeámos actividades para crianças do 1.º ciclo, também relacionadas com a preparação e confecção de receitas saudáveis", afirmou.

Segundo a imprensa, a diabetes atingia em 2019 cerca de 463 milhões de pessoas em todo o mundo, e estima-se que, em 2045, existam 700 milhões de pessoas afectadas pela doença, tendo em conta os hábitos sedentários e a má alimentação, sendo a obesidade uma das causas mais associadas a esta patologia.

Entre os países europeus, Portugal é aquele que regista uma das mais elevadas taxas de prevalência da diabetes, sendo que cerca de 13,3% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos tem diabetes, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.