Sociedade

Aberto concurso para obra na Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Louriçal

13 fev 2024 11:09

O projecto tem o preço base de 7,5 milhões de euros e decorre agora a fase de entrega de propostas

aberto-concurso-para-obra-na-linha-do-oeste-entre-caldas-da-rainha-e-lourical
O novo investimento na ferrovia vai beneficiar vários concelhos do distrito de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

O concurso público da obra na Linha do Oeste que serve directamente os concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Marinha Grande, Leiria e Pombal já está publicado.

A Infraestruturas de Portugal disponibilizou ontem, 12 de Fevereiro, o procedimento para a contratação que tem em vista a electrificação e modernização do troço da Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Louriçal.

O projecto tem o objectivo de aumentar a velocidade de circulação para o patamar de referência de 160 km/h e também visa a duplicação de troços para articulação com a futura Linha de Alta Velocidade na zona de Leiria.

Outras metas são a instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações mais modernos, a supressão de passagens de nível e a intervenção de reabilitação em pontes metálicas.

O concurso público tem o preço base de 7,5 milhões de euros e decorre agora a fase de entrega de propostas.

Promovido no âmbito do Programa Nacional de Investimentos - PNI20230, o projecto a desenvolver dará continuidade aos investimentos actualmente em execução que visam tornar a Linha do Oeste numa infraestrutura mais moderna e eficiente.