Abertura

Adeus à máscara abre caminho a doenças respiratórias

29 mar 2022 12:05

Durante dois anos a população andou de máscara. O medo da Covid- 19 redobrou os cuidados com o contágio do coronavírus. Com a vacinação, a descontracção é maior e os vírus e bactérias voltam a ganhar terreno para atacar. A gripe sazonal está de volta

adeus-a-mascara-abre-caminho-a-doencas-respiratorias
No mês de Março foram registados 9.134 casos, o que representa 20% de todas as novas infecções da região Centro.
Ricardo Graça

Um surto de gripe A após a comemoração do Carnaval infectou cerca de seis dezenas de jovens na região de Leiria. Um pouco por todo o País têm sido registados casos de doentes com as diferentes estirpes da gripe, numa altura em que era habitual surgirem os problemas alérgicos. A descontinuidade do uso das máscaras pode ter sido uma oportunidade para os habituais vírus e bactérias voltarem a atacar.

A Direcção-Geral da Saúde pondera eliminar as máscaras em locais fechados a partir de Abril, e a descontinuidade do uso desta protecção individual pode tornar-se numa oportunidade para os habituais vírus e bactérias voltarem a atacar. “Algum dia temos de abandonar a máscara e temos de começar a correr riscos. A máscara é sempre uma barreira de transmissão dos micróbios. O facto de termos andado com máscara durante estes dois anos interrompeu sem dúvida a transmissão da Covid-19, mas também de outros micróbios que nos infectavam”, afirma João Frade, investigador na Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica da Universidade do Porto.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ