Abertura
Adeus à máscara abre caminho a doenças respiratórias
Durante dois anos a população andou de máscara. O medo da Covid- 19 redobrou os cuidados com o contágio do coronavírus. Com a vacinação, a descontracção é maior e os vírus e bactérias voltam a ganhar terreno para atacar. A gripe sazonal está de volta
Um surto de gripe A após a comemoração do Carnaval infectou cerca de seis dezenas de jovens na região de Leiria. Um pouco por todo o País têm sido registados casos de doentes com as diferentes estirpes da gripe, numa altura em que era habitual surgirem os problemas alérgicos. A descontinuidade do uso das máscaras pode ter sido uma oportunidade para os habituais vírus e bactérias voltarem a atacar.
A Direcção-Geral da Saúde pondera eliminar as máscaras em locais fechados a partir de Abril, e a descontinuidade do uso desta protecção individual pode tornar-se numa oportunidade para os habituais vírus e bactérias voltarem a atacar. “Algum dia temos de abandonar a máscara e temos de começar a correr riscos. A máscara é sempre uma barreira de transmissão dos micróbios. O facto de termos andado com máscara durante estes dois anos interrompeu sem dúvida a transmissão da Covid-19, mas também de outros micróbios que nos infectavam”, afirma João Frade, investigador na Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica da Universidade do Porto.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.