Sociedade
Agenda da Dieta Mediterrânica destaca eventos gastronómicos da região centro para 2026
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro disponibiliza publicação online
A primeira edição da Agenda DM – Agenda da Dieta Mediterrânica já está disponível desde domingo. Trata-se de uma revista digital, que destaca os eventos gastronómicos em 2026 na zona centro.
O projecto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) “procura valorizar, promover e salvaguardar a dieta mediterrânica na região centro” e é inspirado na Agenda para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica no Centro, apresentada em 2024, adianta uma nota da CCDRC.
Entrevistas, roteiros sazonais, sugestões de leitura, divulgação de eventos regionais e “contributos de reconhecidas personalidades da gastronomia e da investigação académica, dando voz a saberes, práticas e experiências que mantêm viva esta herança colectiva” são alguns dos conteúdos disponíveis.
“Este trabalho reflecte o empenho da CCDRC na valorização de um património reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, evidenciando, ao longo das suas páginas, a diversidade e riqueza do território da região Centro e reforçando a ligação profunda entre património alimentar, identidade cultural e desenvolvimento sustentável”, afirma Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, citada no comunicado.
A publicação será editada quatro vezes por ano, fazendo coincidir a sua divulgação com o início de cada nova estação, sendo esta primeira dedicada ao Inverno.
"Esta opção reflecte a “vontade de honrar os ciclos da natureza que, desde sempre, orientaram os agricultores nos seus cultivos, amanhos e granjeios, princípios basilares da dieta mediterrânica enquanto modelo de vida sustentável" e é "mais do que um simples calendário de iniciativas”, assume a CCDRC, considerando que a Agenda DM “propõe uma autêntica viagem cultural, gastronómica e territorial, convidando a descobrir, saborear e experienciar a Dieta Mediterrânica nas suas múltiplas dimensões”.