Sociedade

Alqueidão da Serra contesta falta de fibra óptica

8 mai 2023 14:34

Freguesia de Porto de Mós continua a registar fraca cobertura, apesar das "sucessivas" promessas de resolução do problema.

alqueidao-da-serra-contesta-falta-de-fibra-optica
Falhas afectam vários pontos da freguesia de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós
DR

A falta de fibra óptica em vários pontos da freguesia de Alqueidão da Serra, em Porto de Mós, e a “deficiente” cobertura da rede móvel foi contestada na última reunião de câmara.

Jovem designer residente na freguesia, Mariana Amado expôs os “enormes” constrangimentos que a situação acarreta para quem, como ela, trabalha a partir de casa. “Chego a estar uma hora à espera de fazer download de documentos. Sinto que não estou a ser produtiva e que o meu trabalho pode estar em risco”, disse, lamentado o arrastar do problema. "Disseram que ficava resolvido no final do ano [2022]. Depois no primeiro trimeste. Continua por resolver", criticou.

Também o presidente da junta, Filipe Batista, que recorrentemente tem levado o assunto às sessões de Assembleia Municipal, voltou a queixar-se das lacunas das comunicações na freguesia, salientando os constrangimentos que tal acarreta para empresas e moradores.

Em resposta, o presidente da câmara, Jorge Vala, disse que a empresa que está a instalar a fibra óptica prometeu concluir a obra "até final de Junho" e que "um a dois meses depois, os vários operadores poderão comecar a disponibilizar o serviço".

Em relação às falhas da rede móvel, Jorge Vala salientou que é necessária instalar uma antena, mas o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas deu pareceu negativo. Segundo o autarca, na sequência dessa decisão o município “encetou contactos” com esse organismo para tentar ultrapassar os obstáculos existentes e “resolver o problema de uma vez por todas”.