Sociedade
Alunos do Politécnico de Leiria vencem competição da Siemens
Vencedores terão direito a um estágio profissional remunerado de um ano

A equipa do Politécnico de Leiria vence a sétima edição do Accelerate Challenge da Siemens, um concurso universitário que desafia os estudantes a pensar na transição energética e na transformação digital. Ricardo Francisco e Miguel dos Santos Costa foram os alunos premiados.
Os vencedores terão direito a um estágio profissional remunerado de um ano na Siemens e a uma viagem a um projecto de gestão e armazenamento de energia, desenvolvido pela empresa nos Açores.
Os alunos tinham como objectivo criar o projecto de uma infra-estrutura eléctrica de um centro de dados, capaz de responder a diferentes cenários relacionados com a distribuição e com a utilização mais racional da energia. Para isso, os jovens tiveram acesso a plataformas de software, nomeadamente ao SIMARIS Suite.
Rui Leal, responsável por novos negócios e vendas na Siemens Smart Infrastructure, reforça a importância da ligação entre a empresa e a instituição de ensino superior. “Concursos como este são uma forma de promover a engenharia a nível nacional, uma vez que prepara os jovens para o mercado de trabalho, permitindo-lhes adquirir experiência em tecnologias com as quais irão trabalhar”.
Desde o seu lançamento, o Accelerate Challenge já contou com a participação de mais de 334 alunos, de 17 instituições de ensino superior e politécnicos nacionais.