Sociedade
Região de Leiria fecha contas de 2024 com saldo de 7,4 milhões de euros
CIMRL vai afectar 85% do saldo a novos projectos de investimento, que se “concretizarão em breve ou já com concursos a decorrer”

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) fechou as contas de 2024 com um saldo orçamental de 7,4 milhões de euros (ME). Os documentos de prestação de contas, aprovados, por unanimidade, na semana passada, em sessão da assembleia intermunicipal, revelam ainda que o resultado líquido também foi positivo em 1,3 ME.
Em comunicado, a CIMRL adianta que o saldo apurado “será afecto em 85%” a novos projectos de investimento, que se “concretizarão em breve ou já com concursos a decorrer”.
Entre esse projectos está a construção de uma creche intermunicipal para profissionais no Hospital de Santo André, em Leiria, a aquisição de 16 viaturas e equipamentos de comunicações para a protecção civil e corporações de bombeiros, e para a compra de seus novos autocarros descarbonização para os transportes públicos.
De acordo com as contas aprovadas, a CIMRL registou, em 2024, uma receita de quase 11,7 ME, “evidenciado um crescimento de 66% relativamente em 2023”. Já a despesa rondou 10,9 ME, o que representa um acréscimo de 5,9 ME face ao ano anterior, “devido ao aumento dos custos com os passes gratuito nos transportes públicos para os jovens”.
Para o executivo da CIMRL, presidido por Gonçalo Lopes, os dados dos documentos de prestação de contas reflectem “uma gestão prudente e criteriosa”