Sociedade

Alvaiázere, Ansião e Pombal ajudam a promover o Portugal Romano

13 fev 2024 11:00

Consórcio reúne 14 municípios de cinco NUT

.
.
Fotografia: DR
.
.
Fotografia: DR
.
.
Fotografia: DR

Representantes dos municípios de Alvaiázere, Ansião e Pombal participaram na formalização da integração destes concelhos num consórcio que visa promover a candidatura ECC PROVERE Portugal Romano.

Esta é uma iniciativa liderada pela Associação de Municípios do Portugal Romano, actualmente presidida pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A assinatura dos contratos de consórcio realizou-se na quinta-feira, dia 8, no Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova.

De acordo com um comunicado da autarquia de Pombal, a EEC PROVERE Portugal Romano tem como fim a valorização económica do património romano, “numa abordagem integrada, multissectorial, inovadora e criativa, com vista à competitividade e atractividade dos territórios”.

O consórcio reúne 14 municípios de cinco NUT.

Além dos três concelhos da Comunidade intermunicipal da Região de Leiria, participam, Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Penela, Soure e Tábua, da Região de Coimbra, Tomar e Torres Novas, do Médio Tejo, Belmonte, das Beiras e Serra da Estrela, e Mangualde e São Pedro do Sul, de Viseu, Dão e Lafões.