Viver
André Pereira dá a conhecer os "capitães da areia" que dão vida às praias da região
Dez praias, dez histórias de dez pessoas singulares no território da candidatura a capital da cultura
As praias da Vieira, São Pedro de Moel, São Martinho do Porto, Osso da Baleia, Pedrógão, Foz do Arelho, Nazaré, Areia Branca, Baleal e Santa Cruz são as dez praias que vão apresentar os seus "Capitães da Areia".
A ideia é da autoria do escritor e argumentista de Leiria André Pereira, que dá voz aos protagonistas da beira-mar da região.
Da senhora que vende tremoços na praia de São Pedro de Moel, desde 1975, a quem tricota as redes para a pesca, desde criança, na Praia da Vieira, a iniciativa apresenta, ao longo do Verão nas plataformas digitais da Rede Cultura 2027, dez histórias de pessoas de dez praias no território que faz parte da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.
São pessoas anónimas, “força motora e parte indissociável da memória e da paisagem dos locais que habitam”.
Simultaneamente, a iniciativa, que tem o apoio da Rede Cultura 2027 procura realçar o papel do mar como um elemento característico de Portugal e da Europa.
O “Capitães da Areia”, cujo nome é inspirado no livro com o mesmo nome, de Jorge Amado, pode ser acompanhado nas redes sociais e decorre até meados do mês de Setembro. Todas as quartas-feiras será apresentado um novo “capitão”.
André Pereira, autor da ideia, é argumentista e já escreveu para televisão, rádio e teatro. É autor de stand-up comedy, tem crónicas assinadas no Público P3 e escreveu cinco livros.
Recentemente, criou o podcast Distância:mente Jovem, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, sobre os assuntos “confinados” na mente dos jovens da região, durante a actual pandemia da Covid-19.
A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos que tecem uma malha diversificada e que totaliza quase seis mil quilómetros quadrados de extensão e distância superior a 170 quilómetros entre os seus extremos.