Viver

Aniversário do 25 de Abril celebrado por toda a região

21 abr 2022 14:11

Concertos e exposições são alguns dos eventos planeados para comemorar o aniversário da revolução

aniversario-do-25-de-abril-celebrado-por-toda-a-regiao
Foi este ano, a 24 de Março, que Portugal passou a ter mais dias de democracia do que de ditadura
Jornal de Leiria/Arquivo

Vários concelhos da Região de Leiria apresentaram as programações para as celebrações da Revolução dos Cravos, que celebra 48 anos. No ano em que Portugal passou a ter mais dias de democracia do que de ditadura, serão realizados concertos, exposições, provas desportivas, debates e vários outros tipos de eventos para celebrar a ocasião.

 

Leiria recebe os UHF para comemorar o 25 de Abril

O papel das mulheres na luta pela liberdade será partilhado e debatido no Museu do Casal de Monte Redondo às 15:30 horas de sábado, numa sessão que pretende “[abrir] espaço para uma reflexão sobre as conquistas de Abril”.

Organizada com o apoio do Movimento Democrático das Mulheres, a iniciativa “exprime a necessidade de fomentar o diálogo intergeracional e de aprofundar, também, o papel das mulheres na actualidade, através de um paralelismo histórico”, informam os organizadores em nota de imprensa.

Nos Paços do Concelho, às 10:30 horas de segunda-feira, dar-se-á o hastear da bandeira nacional, arrancando o programa do município para celebrar o 48.º aniversário da Revolução dos Cravos. Às 16 horas, no Teatro Miguel Franco, decorrerá a sessão solene, contando com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, do Presidente da Assembleia Municipal e dos líderes de bancada dos partidos com assento na Assembleia Municipal. Esta cerimónia terminará com uma apresentação pelo coro infantil da Academia Coral Mezzo, intitulada “Temas da Liberdade”, que começará às 17 horas.

As celebrações terminarão com o espectáculo “Herança dos Andarilhos”, dos UHF, que terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva às 21:30 horas.

 

Quatro dias de comemorações na Marinha Grande

As celebrações da Revolução dos Cravos no concelho da Marinha Grande começam com “Só acústico”, um espectáculo apresentado por Cláudia Pascoal que conta com Ana Santos como convidada. O evento está agendado para as 21:30 horas do dia 22, na Casa da Cultura Teatro Stephens.

No dia seguinte, às 15 horas, na Praça Guilherme Stephens, a Tum’Acanénica é convidada pela Orquestra Ligeira Amieirinhense para “um concerto alusivo ao 25 de Abril”, que terá o apoio do Clube Recreativo Amieirinhense.

Às 17:30 horas, actua o Rancho Folclórico de Picassinos, enquanto, às 22 horas, será realizado um concerto da Banda Taramela, com Sónia Santos, Luísa Oliveira, Carlos Vicente e Leandro Costa, artistas da Marinha Grande. Zeca Afonso, Fausto e Trovante são alguns dos nomes homenageados durante o espectáculo.

Na véspera do feriado, às 19 horas, a Praça Guilherme Stephens recebe a Marching Band da Marinha Grande, que apresentará “um circuito musical pelas ruas do centro tradicional”. À mesma hora, será realizada a 2.ª Milha de Cristal, organizada pelo Clube de Atletismo da Marinha Grande, a Junta de Freguesia da Marinha Grande e a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Três horas depois, a banda Os Quatro e Meia realiza um concerto comemorativo, enquanto o Grupo de Percussão Marinhense Tocándar actua às 23:35 horas. O hino revolucionário de José Afonso, “Grândola, Vila Morena” será cantado às 23:45 horas, enquanto o hino nacional será entoado 10 minutos depois.

Após um discurso do Presidente da Câmara Municipal, será lançado o fogo de artifício às 00:10 horas. O DJ Pedro Lothar, da Marinha Grande, fechara a noite com uma actuação cujo mote é “Vinte mais um”.

No dia 25, o Parque Desportivo do Pilado e Escoura recebe o torneio “Vamos Comemorar Abril”, dinamizado para as crianças nascidas em 2014 e 2015, que competem das 9 às 13 horas, e nascidas em 2016 e 2017, cuja competição decorre das 15 às 17 horas.

Às 11 horas, a Sessão Municipal Evocativa decorre na Casa da Cultura Teatro Stephens, enquanto o espectáculo de canções e poemas de intervenção “Cantar e dizer Abril”, organizado pelo Sport Operário Marinhense, tem início às 21 horas. A finalidade, segundo o cartaz, é “homenagear os homens e as mulheres que sofreram na clandestinidade, contribuindo na luta contra o fascismo e na construção do 25 de Abril”.

O município adverte que as comemorações, entre as 19 horas do dia 24 e as 2 horas do dia 25, causarão constrangimentos de circulação de trânsito na Rua Bernardino José Gomes.

 

“Quotidianos da Revolução” expostos em Porto de Mós

A abertura de duas exposições no dia 25 marca as celebrações em Porto de Mós dos 48 anos da queda do Estado Novo. "Quotidianos da Revolução: o 25 de Abril no concelho de Porto de Mós", uma exposição de rua, estará patente na Praça Arménio Marques até 22 de Maio, enquanto "Porto de Mós e o 25 de Abril: vivências no tempo da Ditadura e da Revolução" poderá ser vista até 22 de Junho, gratuitamente, em todas as sedes de junta de freguesia do município.

O programa de comemorações arranca com a Roda da Leitura, às 15:30 horas do dia 23. O projecto, que “junta no mesmo encontro conversa, leitura em voz alta e escrita”, tem como ponto de partida a Biblioteca Municipal, e como tema “Liberdade”, sendo moderado por Andresa Olímpio. Os participantes, informa o município, “poderão trazer um poema ou outra forma de arte sobre o tema liberdade, para partilharem com o grupo”.

No dia seguinte, às 21:30 horas, a companhia Rituais Dell Arte apresenta no Cineteatro o espectáculo “Até Amanhã Liberdade”, com texto original, concepção artística e encenação de Miguel Ruivo Duarte.

As comemorações marcadas para o dia 25 começarão com o hastear da bandeira, com o hino nacional a ser cantado pela Banda Recreativa Portomosense. O resto das celebrações dar-se-ão no Cineteatro. Às 10:30, a Sessão Solene contará com intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, dos líderes de bancada e do Presidente da Câmara Municipal, como também será um realizado um momento musical e de poesia.

O livro "Porto de Mós em duas Guerras - Século XX, África-Europa 1914-1919 | África 1961-1975", escrito por José Conteiro será apresentando às 11:45 horas, enquanto a representação da peça de teatro infantil “Literaturinha: Romance do 25 de Abril” pela companhia Teatromosca dar-se-á às 15:30 horas.

 

Fotografia e convívio no Bombarral

A inauguração da exposição fotográfica “Fotos dos dias seguintes ao 25 Abril 1974 no Bombarral”, no Teatro Eduardo Brazão às 21 horas do dia 24, assinalará o início das celebrações do aniversário da revolução no município. Uma hora depois, o salão nobre do Teatro receberá as “Tertúlias Bombarralenses: Repressão no Estado Novo vivido por famílias do Bombarral”, organizadas pela Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral.

No dia 25, as celebrações começam logo à meia-noite com “Música nas Conversas” a dar-se na sala Anrique da Mota do Teatro Eduardo Brazão. O convívio promete petiscos e bebidas e conta com a participação de Emanuel Casimiro.

O hastear das bandeiras está agendado para as 9:30 horas na sede da União de Freguesias e Bombarral e Vale Covo, contando com a presença das entidades oficiais, da banda do Círculo de Cultura Musical Bombarralense, dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e do Move Associativismo. Quinze minutos depois, serão largados os pombos na Praça do Município, em colaboração com o Grupo Columbófilo Bombarralense.

Às 10 horas, serão hasteadas as bandeiras na Sede do Município, enquanto a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Município, começará meia hora depois.

Um almoço de convívio, aberto à população, marcará o fim das celebrações dos 48 anos da Revolução de Abril, dando-se às 13 horas no pátio do Teatro Eduardo Brazão.

 

Alcobaça promove prática desportiva para celebrar a revolução

As celebrações da Revolução de Abril em Alcobaça começam junto do mosteiro, na Praça 25 de Abril, uma caminhada de 7 quilómetros. Será oferecida Maçã de Alcobaça aos participantes de “Caminhar em Liberdade”, que começa às 10:30 horas do dia 25, com os primeiros mil inscritos a receber uma t-shirt. Também estará aberto, das 10 às 18 horas, o “Alcobaça + Saudável”, um espaço “dedicado à saúde, bem-estar e desporto”, com várias actividades e expositores da região direccionados para o tópico.

As comemorações oficiais também começam às 10:30, deste vez em frente aos Paços do Concelho, com a deposição de uma coroa de flores no Monumento 25 de Abril. Às 12 horas, será depositada outra coroa de flores, desta vez no Monumento do General Humberto Delgado, na Cela Velha. O evento contará com uma intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, Carlos Feliciano. A manhã também será marcada pela passagem dos aviões da Força Aérea Portuguesa.

Meia hora após as 15 horas, será feita uma visita pela Assembleia Municipal à exposição “Lápis Azul: a Censura do Estado Novo”, no Museu do Vinho de Alcobaça, limitado a 40 lugares. A exposição itinerante do Museu Nacional da Imprensa, que abre hoje, estará aberta livremente ao público até 19 de Junho, de terça a domingo, das 10 às 13 horas, e das 14 às 17 horas.

 

Antecedentes que levaram ao 25 de Abril representados em Figueiró dos Vinhos

No município de Figueiró dos Vinhos, as comemorações começam às 10 horas na Praça do Município com as habituais cerimónias oficiais.

Às 16 horas, na Casa da Cultura, será protagonizada pelo Grupo de Intervenção Cultural e Artística do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos a peça de teatro “Antes de Abril de 74. Coordenada pelo professor Paulo Sá, a peça espera “ilustrar não o acontecimento histórico em si, mas algumas situações que a ele conduziram”, informa a Câmara Municipal em nota de imprensa. A entrada é gratuita e não requer reserva de lugar.

Uma hora depois, é inaugurada a exposição “Figurinos”, que representa o regresso à pintura, agora em aguarelas, da professora Margarida Herdade Lucas. Tendo como inspiração desenhos de revistas de moda dos anos 1930 ao presente, a exposição partilhará, “para desfrute de todos, o génio dos desenhos de figurinos para rever e eternizar épocas, estilos e vivências”.

A palavra de ordem para as celebrações do 25 de Abril para este ano, declara o município, é a “liberdade”, seja a “liberdade para honrar”, a “liberdade para interpretar”, a “liberdade para vivenciar” ou a “liberdade para partilhar”.

 

Nazaré e Ourém comemoram revolução com concertos

A Praça do Município vai ser palco das celebrações de Ourém da Revolução de Abril. A véspera do feriado será marcada pelo espectáculo “Liberdade Desportiva”, que tem começo às 21 horas, e pelo concerto “Gente Nossa”, às 23:15 horas. Cinco minutos antes da meia-noite, será cantada a “Grândola, Vila Morena” e o hino nacional, e serão também feitas as intervenções oficiais.

Às 10 horas do dia seguinte, será feito o hastear das bandeiras, com a participação da Associação Filarmónica 1.º Dezembro Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres.

O concerto “Retratos de Liberdade” será realizado no Teatro Municipal de Ourém às 18:30 pela Sociedade Filarmónica Ouriense, por “Tomar-lhe o Gosto” e pelo “Ouriensemble”.

Na Nazaré, para além do habitual hastear da bandeira, também será realizada a sessão solene, na qual participarão as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, no Cineteatro às 10:30 horas.

A ocasião também será celebrada de forma musical, com o concerto “Fado Liberdade – Fado Improvável”, que tem lugar às 17 horas na mesma sala, a levar ao palco o violinista Nuno Santos, acompanhado por João Silva, Joel Madeira e Ricardo Silva, que tocarão viola, contrabaixo e guitarra portuguesa respectivamente.