Sociedade

Antiga estudante do Politécnico de Leiria é a primeira mulher eleita bastonária da Ordem dos Solicitadores

22 jan 2025 16:41

Anabela Veloso integra o Conselho Geral do IPLeiria

antiga-estudante-do-politecnico-de-leiria-e-a-primeira-mulher-eleita-bastonaria-da-ordem-dos-solicitadores
Anabela Veloso
DR

Anabela Veloso, licenciada em Solicitadoria pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, é a primeira mulher a ser eleita bastonária da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução.

Estudante da ESTG, entre 2003 e 2007, e solicitadora, desde 2009, Anabela Veloso é a presidente do Conselho Regional de Coimbra da OSAE, integrando ainda o Conselho Geral do Politécnico de Leiria, desde Novembro de 2024. 

“Esta eleição tem um significado especial e profundo, não só pelo marco histórico que representa, mas sobretudo pela responsabilidade e confiança que os colegas depositaram em mim e na equipa que me acompanha. Ser eleita bastonária é uma honra, mas também um compromisso com cada associado, com os desafios que enfrentam e com a transformação necessária para o futuro da nossa Ordem. É com humildade e determinação que encaro esta missão, sabendo que, juntos, podemos alcançar grandes conquistas”, afirma.

Sobre a formação ministrada na ESTG do Politécnico de Leiria, a nova bastonária da OSAE realça ter sido “uma base sólida que preparou para os desafios do percurso profissional”.

“Não só adquiri conhecimentos técnicos fundamentais, mas também desenvolvi competências como a análise crítica, a capacidade de resolução de problemas e, principalmente, a importância de uma ética profissional robusta, não deixando de lado o espírito associativo que sempre me norteou.”

“A ESTG foi mais do que um lugar de aprendizagem académica, foi um espaço onde cresci enquanto pessoa e profissional, onde aprendi a importância de inovar e de olhar para a Solicitadoria e para outras profissões jurídicas de forma prática e dinâmica. Esses ensinamentos têm sido cruciais em cada etapa da minha carreira e continuam a guiar a forma como encaro os desafios actuais”, sublinha.