Sociedade
António Faustino não sai de casa sem boina e já tem mais de 50
Começou a usar boina há cerca de 15 anos, com o objectivo de “mudar um pouco o visual”. Hoje, não consegue sair de casa sem este adereço

Chapéus há muitos… e boinas também. Pelo menos no roupeiro de António Faustino, de 62 anos, que tem uma colecção com mais de 50 boinas, que foi juntando ao longo dos últimos 15 anos e que se tornou o seu adereço preferido, sem o qual não sai de casa, seja de Verão ou de Inverno.
O antigo empresário, residente no Soutocico, conta que era ainda “um garoto” quando recebeu a sua primeira boina, oferecida por um tio que vivia em Sacavém e que não dispensava este adereço. “Era ao xadrez, mas não lhe dei grande uso. Naquele tempo, a boina era vista como uma ‘coisa de velhos’. Hoje não é tanto assim. Há menos esse preconceito e já se vêem jovens a usá-las”, refere António Faustino, que acabou por se desfazer dessa primeira boina numa “brincadeira”.
“Um amigo que vivia em França perguntou-me quanto dinheiro é que eu queria pela boina. No gozo, atirei um valor e ele aceitou. Tive de lha entregar”, recorda, confessando que foi também por graça que começou a usar boina. Aconteceu há cerca de 15 anos, com o objectivo de “mudar um pouco o visual”.
Comprou a primeira, depois a segunda, a terceira… e já soma mais de 50, de várias cores e padrões, umas de Verão e outras de Inverno. “Gosto de combiná-las com a roupa”, diz António Faustino, confessando que a “perdição” é ir à Chapelaria Lis, um espaço com 96 anos de história localizado na ‘rua Direita’, em Leiria.
“Chapelaria como esta não há. Aí, encontro sempre uma boina de que gosto e diferente daquelas que já tenho”, partilha o antigo empresário, que os sobrinhos-netos tratam por ‘o tio da boina’. “Já não consigo sair de casa sem ela. Se me esqueço, volto atrás. Faz parte da indumentária”, confessa António Faustino. Ao lado, a esposa Lurdes assume que este gosto “facilita a vida” à família que, quando não sabe o que oferecer, tem sempre a possibilidade de optar pela boina.