Covid-19

António Sales: Leiria é "um exemplo paradigmático" do sucesso da vacinação

5 dez 2021 19:19

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visitou, esta tarde, o centro de vacinação instalado no estádio de Leiria, onde, este fim-de-semana foram atendidas perto de 1700 pessoas.

antonio-sales-leiria-e-um-exemplo-paradigmatico-do-sucesso-da-vacinacao
António Sales visitou este domingo o centro de vacinação de Leiria
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

"Leiria é um exemplo paradigmático de como o processo de vacinação tem corrido bem". Os elogios do secretário de Estado Adjunto e da Saúde foram deixados no final da visita que António Lacerda Sales efectuou esta tarde ao centro de vacinação de Leiria, instalado no estádio municipal.

As palavras do governantes surgiram em jeito de balanço dos testemunhos que ouviu por parte dos utentes. "Só temos de vos agradecer. Correu tudo muito bem", disse uma mulher, enquanto ao lado um outro utente deixava um apelo à vacinação. "Devemos fazê-lo para nos protegermos e aos outros", defendeu o homem, que aguardava na sala de espera que terminassem os 30 minutos após a inoculação para ir embora.

Na rápida visita que fez ao centro - cerca de meia hora - Lacerda Sales encontrou também quem lhe pedisse para "fazer força para o aumento dos salários, porque 600 euros não dá para nada", e quem evocasse a ligação do governante ao distrito. "Não se esqueça de Leiria e das suas origens", atirou um dos cerca de 1700 utentes que, durante este fim-de-semana, recorreram ao centro de vacinação de Leiria.

Segundo o enfermeiro Diogo Urjais, um dos responsáveis pelo centro e pela vacinação no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, este sábado houve perto de 800 pessoas a acorrer ao espaço, que funcionou apenas em regime de casa aberto

Este domingo, havia 800 pessoas agendadas, sendo que até às 16 horas já tinham sido administradas perto de 750 vacinas, avançou Diogo Urjais ao JORNAL DE LEIRIA. A esse número, acrescem as pessoas que surgiram sem marcação. "Pensamos chegar às 900 pessoas no final do dia", acrescentou o enfermeiro, sublinhando que a estratégia do centro passa por vacinar "todos os que estão na lista de elegíveis além dos agendados".

"A não ser que haja alguma vicissitude que não nos permita, vacinamos todos aqueles que aqui acorrem. O objectivo é que quem já chegou ao sistema, não fuja", reforçou Diogo Urjais.

Sobre os números de casos de Covid-19, secretário de Estado Adjunto e da Saúde confessou-se muito preocupado com a “tendência crescente”.

“Estamos, claro, muito preocupados. Estamos com 374 de índice de incidência por 100.000 habitantes a 14 dias. Estamos com um índice transmissibilidade de 1,13, portanto, ainda superior a 1. E é claro que isso nos preocupa por ter uma tendência crescente”, afirmou António Lacerda Sales.

O governante insistiu na necessidade de acelerar a vacinação e o reforço da testagem, assim como no “controlo de fronteiras, com a obrigação do teste à chegada”.

Afirmando-se, igualmente, preocupado com os serviços de saúde, o secretário de Estado adiantou que foi pedido “a todos os hospitais e a todos os serviços de saúde planos de contingência” e que “as escalas de banco estivessem asseguradas”.

“Pontualmente, há um outro hospital que ainda precisa de poder tapar uma outra escala, mas isso é perfeitamente normal no Serviço Nacional de Saúde”, declarou, garantindo que a grande maioria dos hospitais já deu as escalas fechadas até ao final do ano.

Questionado se haverá recursos humanos suficientes nos hospitais para o Natal e Ano Novo, António Lacerda Sales observou que “os recursos humanos é algo que é sempre muito exigente”.