Sociedade

António Sales participa em missão humanitária em São Tomé

18 fev 2023 12:43

Médico de Leiria realizará a primeira colocação de prótese no joelho feita em São Tomé e Príncipe

antonio-sales-participa-em-missao-humanitaria-em-sao-tome
Lacerda Sales irá fazer cirurgias ortopédicas, como a colocação de próteses na anca e no joelho
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Médico e antigo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales é um dos especialistas portugueses que parte, este domingo, para uma missão humanitária em São Tomé e Príncipe. Durante uma semana, os médicos farão consultas e cirurgias gratuitas aos docentes mais carenciados.

António Sales, que actualmente é deputado e presidente da Assembleia Municipal de Leiria, ficará responsável por cirurgias na área da ortopedia, a sua especialidade.

"Pela primeira vez, ser vai colocar uma prótese no joelho em São Tomé. Isto demonstra bem as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde. Uma operação banal, que todos os dias se faz em Portugal, e que vai agora ser feita naquele país", salienta o médico, que irá operar hospital central Doutor Ayres de Menezes, na capital são-tomense, com apoio de profissionais de saúde desta unidade.

A missão humanitária é organizada pela Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) e inclui vários especialistas, além da ortopedia. "Irá também um médico dentista, um reumatologista, um pediatra, um dermatologista e uma farmacêutica", especifica António Sales, explicando a identificação das necessidades coube à associação ANDAR, "o motor" da missão humanitária.

Os doentes que beneficiarão deste apoio foram sinalizados localmente. No caso da ortopedia, António Sales adianta que entrou em contacto com um colega de São Tomé, que identificou os pacientes a quem irá colocar próteses na anca e nos joelhos.

"Os exames estão feitos. Já sei quem vou operar e já tracei o plano de trabalho, que incluirá também intervenções ao nível da traumatologia", adianta o médico, que representará também o Presidente da Assembleia da República, que dá o alto patrocínio à missão.
Além de consultas e cirurgias no hospital Doutor Ayres de Menezes, as equipas médicas vão promover actividades na Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e no projecto das Irmãs Franciscanas, na cidade de Neves, no norte da ilha de São Tomé.

Durante a missão serão entregues às instituições de São Tomé e Príncipe cerca de 500 livros de histórias infantis, 10.500 lápis, 2.500 canetas, 800 mochilas, cadernos, blocos, entre outros materiais didácticos, bem como bens alimentares não perecíveis, brinquedos e vestuário.

Estes bens foram oferecidos por instituições e empresas. Também as próteses a aplicar resultaram de doações, salienta António Sales, que considera "um orgulho e um privilégio" participar nesta missão, que tem as vertentes da "solidariedade humana e da capacitação de recursos humanos, porque deixaremos técnicos capazes dar continuidade ao trabalho feito".

O médico destaca ainda o "eixo da diplomacia da saúde, com a confluência de vontades e esforço de uma ONG e do Estado português, através do alto patrocínio do Presidente da Assembleia da República de Portugal”, Augusto Santos Silva