Sociedade
Arcebispo moçambicano preside à peregrinação de Outubro em Fátima
O Santuário de Fátima acolhe, nos próximos dias 12 e 13, a última grande peregrinação do ano

A peregrinação de Outubro ao Santuário de Fátima, que se realiza no domingo e na segunda-feira, dias 12 e 13, será presidida por Claudio Dalla Zuanna, arcebispo da Beira, Moçambique, que estará, pela primeira vez, na Cova da Iria a presidir às celebrações.
Nascido na Argentina, no seio de uma família de migrantes italianos, Claudio Dalla Zuanna foi missionário em Moçambique onde exerceu diversas funções nas estruturas eclesiásticas, nomeadamente, conselheiro provincial, pároco, formador, entre outras. Justiça, paz, desafios climáticos e o papel da Igreja em situações de crise são alguns dos temas sobre os quais o arcebispo da Beira tem vindo a intervir.
Esta será a última grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima, que contará, como é habitual, com milhares de peregrinos, muitos deles, já na estrada a caminho de Fátima.
A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro celebra a aparição de Nossa Senhora ocorrida a 13 de Outubro de 1917, na Cova da Iria, “à qual se estima que tenham assistido entre 50 mil a 70 mil pessoas”, assinala uma nota do Santuário de Fátima.
As celebrações começa no dia 12, com a procissão eucarística no recinto de oração, às 17:30 horas. À noite, as cerimónias têm início às 21:30 horas, com a bênção solene das velas e o rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas, celebração da palavra e procissão do silêncio.
Durante a noite, haverá vigília de oração, com vários momentos celebrativos. Na manhã do dia 13, haverá procissão eucarística, às 7:00 horas, e rosário, às 9:00 horas, seguindo-se a missa, que inclui a bênção dos doentes. A peregrinação encerra com a procissão do adeus.