Viver
Artista romeno leva escultura ao Mosteiro da Batalha
A exposição pode ser vista a partir do próximo domingo
“Uma exploração visual semântica da eterna tensão entre o bem e o mal”. Assim é anunciada a exposição Triunfo, com obras do escultor romeno Virgil Scripcariu, que pode ser vista no Mosteiro da Batalha a partir do próximo domingo.
A inauguração está agendada para as 17:30 horas, com a presença do autor e da historiadora de arte Marta Jecu.
A iniciativa resulta de um esforço conjunto entre o Mosteiro da Batalha, o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e a associação galeria romena Artep.
Virgil Scripcariu é licenciado em Belas Artes e desde 2024 tem vindo a participar em exposições colectivas na Roménia e no estrangeiro. Segundo a nota de divulgação partilhada pela organização da exposição que ficará patente até 1 de Abril do próximo ano, o artista interessa-se pela escultura figurativa, que pratica livremente, mas também cria instalações de objectos com uma mensagem ecológica, social e espiritual.
Com várias exposições individuais no currículo, e obras em espaços públicos, Virgil Scripcariu faz parte da comunidade A Roménia das Tradições Criativas. É responsável pelo lançamento de um projecto de investigação e valorização do património cultural de Piscu, que está associado ao Museu-Oficina Escola de Piscu, um pólo cultural dedicado à cerâmica camponesa e às técnicas tradicionais, bem como à arte contemporânea, iniciativa reconhecida a nível europeu com o Prémio Europa Nostra 2022, na secção Educação, Formação, Artesanato.
No ano passado, Virgil Scripcariu recebeu o Prémio de Escultura atribuído pela União dos Artistas Visuais da Roménia. Em 2007, representou a Roménia na Europalia/Bruxelas, e, em 2008, fez parte da equipa de exposição na Bienal de Arquitectura de Veneza, com design e conceito de exposição.