Viver
As ligações a Leiria e Marinha Grande no novo álbum de Legendary Tigerman
Sean Riley, João Pombeiro e Kid Richards contribuem para a mais recente criação de Paulo Furtado
No último disco que assina como The Legendary Tigerman, lançado no final de Setembro, Paulo Furtado conta com a participação de Asia Argento, Anna Prior (Metronomy), Delila Paz (The Last Internationale), Jehnny Beth (Savages), Best Youth, Ray, Sarah Rebecca e Calcutá. Conta, também, com artistas que têm ligações a Leiria – Afonso Rodrigues (Sean Riley) e João Pombeiro – e Marinha Grande: Bruno Cantanhede (Kid Richards).
A voz de Sean Riley, que no ano passado editou o EP Andaluzia com Paulo Furtado, escuta-se no tema “Bright Lights, Big City”.
Zeitgeist, incluindo a capa, tem ilustrações (colagens) assinadas por João Pombeiro, que, entre outros trabalhos, colaborou recentemente com os U2.
As fotografias são da autoria de Kid Richards.
O álbum, em que The Legendary Tigerman, pela primeira vez, utilizou sintetizadores modulares, e não guitarras, para construir as canções, já foi tocado ao vivo – por exemplo, na Marinha Grande, logo a 30 de Setembro, um dia após o lançamento – e na banda que há vários anos habitualmente acompanha Paulo Furtado pontifica outro nome de Leiria: Filipe Rocha, no baixo.
“Acho que as pessoas tinham a ideia de que eu era uma one man band, ou então aquele gajo do rock e do punk”, diz Paulo Furtado numa entrevista ao Expresso. “Debaixo da terra, eu sou mais algumas coisas do que isso”.