Abertura
Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande apresenta 50 propostas ao Governo
Dina Duarte: “Esperamos que se cumpram as promessas feitas”
Um cheque de 7.000 euros por ano para trabalhadores residentes há mais de cinco anos no concelho é uma das medidas defendidas pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) para revitalizar o território castigado pelas chamas em 2017.
As 50 propostas preenchem um documento com o título Missão Fénix que está nas mãos do Governo desde sexta-feira, 17 de Junho. Apresenta ideias nos domínios da floresta, prevenção de fogos, combate ao despovoamento, transportes, turismo ou telecomunicações. A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, recebeu-o numa reunião na sede da AVIPG em que participou com autarcas e outros representantes dos municípios do norte do distrito de Leiria.
Leia também: "Ainda há seis casas do incêndio de Pedrógão Grande por acabar ou reconstruir"
Com o objectivo de combater o despovoamento, a associação sugere a isenção integral de impostos e TSU (Taxa Social Única) durante dez anos para novas empresas com mais de dez postos de trabalho, a criação de uma unidade móvel de saúde por concelho e o fim das portagens nas autoestradas A13 e A23.
Por outro lado, é considerado urgente o reforço da cobertura fixa e móvel e a instalação de fibra óptica, designadamente, para permitir o teletrabalho e atrair novos habitantes ou visitantes para Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.
Os objectivos da Missão Fénix passam por definir um programa quadro de combate à desertificação das regiões do interior do País promovendo o desenvolvimento e coesão territorial; provocar imigração nacional e estrangeira; criar empregos e fixar população; fomentar o rejuvenescimento da população; desenvolver condições de prevenção de incêndios florestais; dar continuidade aos programas já implementados e em curso, estabelecendo um plano de acções concretas a aplicar nos próximos anos; e discutir a forma de intervenção do Ministério da Coesão Territorial na implementação das 50 acções Fénix.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.