Sociedade

Associação Salvador lança iniciativa para eliminar barreiras arquitectónicas na Batalha e em Leiria

17 fev 2022 16:02

Participa um total de 15 municípios

associacao-salvador-lanca-iniciativa-para-eliminar-barreiras-arquitectonicas-na-batalha-e-em-leiria
.
fixcidades.pt
Redacção/Agência Lusa

A Associação Salvador apresentou hoje, em Torres Vedras, o projecto + Acesso para todos - por comunidades mais inclusivas, destinado a sensibilizar para a necessidade de eliminar barreiras arquitectónicas em 15 concelhos do País.

Leiria e Batalha fazem parte do grupo.

“Com este projecto teremos a oportunidade única de fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Salvador Mendes de Almeida, na sessão de apresentação, sublinhando que “20 anos [após a entrada em vigor] da lei das acessibilidades, as coisas têm andado devagar”.

O mentor da organização espera que, dentro de dez anos, haja mudanças efectivas.

De acordo com a associação, a exclusão social das pessoas com mobilidade reduzida “ainda é uma realidade gritante, causada, em grande medida, pela falta de acessibilidades no País”.

Com o programa, a associação pretende contribuir para um país acessível e mais inclusivo, através de ações que vão ser desenvolvidas, ao longo do ano, além de Batalha e Leiria, no Porto, em Amarante, em Maia, em Gondomar, em Guimarães, em Tomar, em Torres Vedras, em Santarém, em Rio Maior, em Grândola, em Ourique, em Almodôvar e em Castro Verde.

Entre Março e Junho, decorrem acções de sensibilização dirigidas a docentes e não docentes das escolas e outras 25 para alunos.

As turmas vão ser incentivadas a sair da sala de aula e a identificar pontos acessíveis a todos nos seus concelhos e registá-los numa aplicação disponível, explicou Joana Brogueira, responsável do projeto.

Entre Março e Dezembro estão previstas sete ações em cada concelho para a sociedade civil, envolvendo autarcas, empresas e associações locais, assim como a atribuição de um selo aos locais acessíveis.

“As 15 câmaras envolvidas no projecto vão servir de exemplo para todas as outras”, acrescentou.

A iniciativa, apoiada pela organização Portugal Inovação Social, é financiada por fundos comunitários do Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego.