Abertura
Avante, uma festa com concertos, pão com chouriço, família e muita cultura
Na Quinta da Atalaia, a primeira sexta-feira de Setembro é sinónimo do maior evento político-cultural nacional. É uma verdadeira montra para a criatividade em todos os seus tons e cambiantes, para o desporto, debate e fraternidade. À beira-Tejo, centenas de voluntários dão forma a uma festa que constroem e partilham com todos
Visitar o estaleiro que é, por estes dias, a Quinta da Atalaia, no Seixal, é como entrar de cabeça na célebre canção “Traz Outro Amigo Também”, de Zeca Afonso.
Ou melhor, é andar com essa música na cabeça o dia todo. Porquê?
Porque a festa, que decorre à beira-Tejo, montada com suor e dedicação, sob o calor dos meses de Julho e Agosto, assenta no trabalho voluntário de centenas de militantes do Partido Comunista Português, que, fazendo jus aos versos de Zeca, trazem, para ajudar, outros amigos (não militantes) também.
O espaço destinado à organização do PCP do distrito de Leiria – um restaurante, uma padaria e uma mostra de vidro - está na encosta relvada que constitui o anfiteatro central onde boa parte da programação decorrerá.
Entre os dias 6 e 8 de Setembro, o espírito é o mesmo de uma festa de Verão de paróquia, mas numa escala maior.... Incomparavelmente, maior.
É um dado adquirido que, todos os anos, a Festa do Avante é um momento alto que os militantes do PCP encaram como uma oportunidade de participar num enorme evento cultural com mais de 60 espectáculos, sob ideal da fraternidade.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.