Sociedade

Balanço de 100 dias de mandato: Leiria como "locomotiva do desenvolvimento regional"

15 jan 2022 11:15

Gonçalo Lopes volta a comprometer-se com a resolução dos problemas ambientais e qualidade de vida dos cidadãos

balanco-de-100-dias-de-mandato-leiria-como-locomotiva-do-desenvolvimento-regional
Gonçalo Lopes
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

No balanço dos 100 dias de mandato, o presidente da Câmara de Leiria pediu investimento do Estado para ultrapassar dificuldades antigas do concelho, como a ampliação do Hospital de Santo André ou a despoluição da bacia do rio Lis.

Gonçalo Lopes e a sua equipa, que, neste sábado celebram os primeiros 100 dias à frente da edilidade, reivindicou “uma atenção especial”, sobretudo na “necessidade de investimento público do Estado para ultrapassar dificuldades sentidas ao longo dos anos” e cuja solução é reclamada há muito tempo.

O autarca referiu ainda a área da saúde, a rede de centros de saúde, ao nível da educação apontou o reforço do investimento no Politécnico de Leiria e defendeu “obras nas infraestruturas rodoviárias, nomeadamente as estradas nacionais, e também, no âmbito da mobilidade, uma aposta concreta e rápida na modernização e, portanto, a electrificação da Linha do Oeste”.

“São alguns exemplos de investimentos públicos que são reclamados há muitos anos e que tardam a ser implementados no nosso território. Neste período de balanço de 100 dias vejo com necessidade, para cumprirmos com aquilo que é a nossa ambição e os nossos desejos, que se consiga ultrapassar definitivamente essas dificuldades, estes adiamentos”, declarou o autarca.

Quando em Julho de 2021, apresentou a candidatura à Câmara, “resolver definitivamente” o problema dos efluentes suinícolas e a requalificação da bacia do Lis era um dos cinco compromissos prioritários. Na tomada de posse, em Outubro do ano passado, comprometeu-se e elegeu a poluição do Lis como "principal compromisso eleitoral".

Numa mensagem publicada na rede social Facebook, Gonçalo Lopes aproveitou os 100 dias, para "renovar o compromisso de dar o melhor de mim para o município" e apresentar uma lista de compromissos prioritários:

- Resolver os problemas ambientais;
- Melhorar a mobilidade;
- Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos;
- Atrair residentes para o concelho;
- Criar emprego;
- Tornar a cultura e o desporto factores de coesão social.

O autarca disse, por fim, que quer afirmar Leiria "como locomotiva do desenvolvimento regional e território de excelência para trabalhar, visitar ou residir" e comprometeu-se a que "não haja distinções [na qualidade de vida] entre a cidade e as freguesias".