Sociedade

Banco Alimentar recolhe 131 toneladas de bens na região

6 dez 2024 08:00

Houve uma participação "muito entusiasta e generosa", confirmou o presidente do Banco Alimentar de Leiria-Fátima

banco-alimentar-recolhe-131-toneladas-de-bens-na-regiao
Inês Gonçalves Mendes

A região contribuiu com 131 toneladas de bens alimentares para os bancos alimentares de Leiria-Fátima e do Oeste.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria-Fátima esteve presente em mais de 80 supermercados, no último fim-de-semana, nos concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Ourém, Pombal, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, onde conseguiu angariar mais de 79 toneladas de bens.

Um número que ficou a 600 quilogramas do conseguido no período homólogo de 2023, o que nem por isso é desmotivador. “Correu muito bem, houve muitos donativos. Foi uma participação muito entusiasta e generosa”, esclareceu António Oliveira, presidente desta instituição.

A campanha de Novembro é, por norma, aquela onde é possível recolher mais contribuições, devido ao espírito natalício que torna as pessoas “mais sensíveis às carências dos outros”, nota o dirigente.

Com cerca de 1.200 voluntários, os alimentos recolhidos pelo Banco Alimentar de Leiria-Fátima vão apoiar 59 instituições do Pinhal Litoral, o que perfaz cerca de seis mil beneficiários.

No Oeste, os donativos cresceram 9% e o Banco Alimentar angariou 52 toneladas de bens. Foi uma boa campanha, refere José Siqueira, presidente desta instituição, ao confirmar que “as pessoas foram mais generosas, apesar de ainda terem dificuldades”.

Os alimentos recolhidos vão apoiar quase 10 mil pessoas em 62 instituições nos concelhos de Alcobaça, Peniche, Óbidos, Nazaré, Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã e Cadaval.