Sociedade
Banco de Tempo estimula talentos e fortalece a vizinhança
Na Marinha Grande, há trocas de serviços que não implicam dinheiro
Se tem prazer em ler, mas dispensa passar roupa a ferro, se adora jardinagem, mas se enfada sempre que é preciso lavar o carro, talvez possa ter no Banco de Tempo um aliado. No Banco de Tempo, que abriu recentemente uma agência na Marinha Grande, o objectivo é trocar uma parte do nosso tempo - durante o qual desempenhamos uma tarefa do nosso agrado-, pelo tempo de outra pessoa, que por sua vez se disponibiliza, de bom grado, a fazer algo por nós.
Sofia Teixeira, coordenadora do Banco de Tempo da Marinha Grande, refere que em causa está um grupo de pessoas, que trocam serviços entre si, sem envolver dinheiro e onde nenhuma actividade vale mais do que outra. Uma hora de uma pessoa vale exactamente a hora de outra, independentemente das tarefas em causa.
“Poderá haver quem tenha gosto por animais e se disponha a fazer passeios com animais de estimação, outras pessoas gostam de cozinhar, outras sabem animar festas de aniversário”, exemplifica. “Um dos nossos membros é italiano
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.