Sociedade

Batalha admite solução municipal para dar acesso à internet nas freguesias

21 dez 2025 11:00

Autarca considera que a falta de acesso a fibra óptica ´"é o principal problema da freguesia do Reguengo do Fetal"

batalha-admite-solucao-municipal-para-dar-acesso-a-internet-nas-freguesias
Inês Gonçalves Mendes

Os problemas no acesso à fibra óptica nas freguesias de Reguengo do Fetal e São Mamede, no concelho da Batalha, foram debatidos na última reunião camarária, com Nuno Santos (BTMI) a lembrar que, nestes locais, a rede de internet só está disponível para empresas.

O presidente da câmara, André Sousa, considerou que este é “o principal problema da freguesia do Reguengo do Fetal” e acusou a MEO de não cumprir os protocolos. “Comprometem-se a expandir a fibra e a primeira rede primária já está instalada, por isso é que as empresas têm acesso, mas depois não fazem os ramais para as restantes casas”, detalha.

O autarca disse ainda que teve uma reunião agendada com a operadora, mas eles “simplesmente faltaram”. André Sousa e Raul Castro (BTMI) lembraram o concurso internacional lançado pela Anacom em 2023, para cobrir as denominadas zonas brancas e o presidente, aguarda a marcação de uma reunião com esta entidade.

“Se não for cumprido tanto por este concurso da Anacom ou pelos privados, se calhar, temos de pensar todos numa solução municipal, admitiu. Também sugestão deixada por Ana Rita Silva (CDS-PP).

Em resposta escrita ao JORNAL DE LEIRIA, fonte oficial da MEO referei que o concelho da Batalha tem uma taxa de cobertura da rede de fibra óptica “de cerca de 90%” e o protocolo em vigor “estipulava a expansão no concelho em 85% ou mais”.

“No caso da freguesia de São Mamede, está previsto o alargamento do acesso da rede a mais 400 habitações, o que permitirá que, em 2026, a cobertura ultrapasse os 95%”, detalha.

Quanto à freguesia do Reguengo do Fetal, “as localidades que ainda não dispõem de cobertura de fibra óptica encontram-se incluídas no concurso das Áreas Brancas, gerido pela Autoridade Nacional de Comunicações”