Sociedade
Bioparque da Charneca foi o palco da iniciativa “Semear Ação”
Os Amigos do Arunca juntam a população em dinâmica ambiental
O grupo Os Amigos do Arunca juntou, no fim-de-semana, várias pessoas interessadas em conhecer os impactos das acções humanas no clima com a actividade “Semear Ação”.
No Bioparque da Charneca, a sessão foi transformada numa dinâmica com partilha de informação sobre indicadores ambientais e climáticos nas áreas de indústria, transportes, agricultura, construção, descarbonização e combustíveis fosseis e mobilidade.
O “Semear ação” é organizado pela associação Transitar, pela associação ZERO e pelo European Climate Pact, em parceria com quatro associações de quatro cidades do País, entre elas Os Amigos do Arunca.
O Pacto Climático Europeu é uma iniciativa do European Green Deal, promovido pela União Europeia, focada em mobilizar as comunidades europeias para a mudança progressiva e diminuição da dependência dos combustíveis fósseis e emissão de gases com efeito de estufa.
Promove a transição para modos de vida mais saudáveis e uma economia sustentável.
A importância de mobilizar a população, motiva as organizações associadas ao pacto. “Viver em democracia implica que os cidadãos sejam activos e capacitados para a transição climática”, contou a embaixadora do pacto, Diana Neves.
Estas sessões pretendem destacar a necessidade de conservar e valorizar a biodiversidade do Bioparque da Charneca.