Abertura

Biorresíduos: Vem aí um novo contentor e outro balde para a cozinha

12 jan 2023 20:00

Sobras de refeições, cascas de frutas e legumes, folhas e ervas do jardim são algumas das coisas que nos habituámos a deitar no lixo comum. Mas já este ano, em algumas zona da região, deixará de ser assim.

biorresiduos-vem-ai-um-novo-contentor-e-outro-balde-para-a-cozinha
Dentro de um ano, os municípios terão de disponibilizar um novo fluxo para recolher biorresíduos
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Quando em Março do ano passado, Ana Graça e Hugo Rainho se mudaram para uma nova casa, em Regueira de Pontes, no concelho de Leiria, passaram também a adoptar novos hábitos de reciclagem e de separação de resíduos. Aos recipientes para as embalagens (amarelo), para papel e cartão (azul) e para o vidro (verde), que já tinham na anterior residência, juntaram um outro, de cor castanha. É aí que colocam as cascas de frutas e de legumes, que resultam da preparação das refeições, e os restos de comida que acabou por se estragar, os chamados biorresíduos.

Ana e Hugo fazem parte dos cerca de 900 aderentes ao RecicLar,um projecto- piloto de recolha porta-a-porta que a Câmara de Leiria iniciou, no ano passado, na freguesia de Regueira de Pontes e que servirá de teste para a nova fase de recolha e tratamento de resíduos que aí vem, com a obrigatoriedade de, até ao final deste ano, os municípios disponibilizarem um circuito para a recolha selectiva dos biorresíduos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ