Economia
Bordallo Pinheiro tem nova colecção de sardinhas com 12 peças e edição especial
Peças cerâmicas icónicas de empresa das Caldas da Rainha já estão no mercado
A colecção Sardinha by Bordallo Pinheiro, cujo original nasceu há mais de um século da mestria de Raphael Bordallo Pinheiro, é reinterpretada anualmente por artistas e personalidades dos nossos tempos e este ano apresenta-se com 12 novos modelos e uma Sardinha Edição Especial, que completam o cabaz de 100 sardinhas pelas quais “os consumidores anseiam anualmente”.
Nomes como Duvivier, José Aurélio, Sónia Travassos e Raquel Krugel entregaram-se à criação destas sardinhas, “que se apresentam vestidas de cor e alegria, prontas a fazer parte da decoração de qualquer casa”, explica a empresa de Caldas da Rainha em nota à imprensa.
"Num ano marcado pelo retorno à vida social, aos eventos, ao convívio, queremos que os astros continuem alinhados e que estejam a nosso favor. Motivos para sorrir, dar alegria e cor aos nossos dias, marcaram a criatividade dos artistas responsáveis pela criação das 12 sardinhas que fazem parte da canasta deste ano”, adianta a empresa.
Sob o mote Tarot da Sardinha, a colecção reúne peças assinadas por autores portugueses, espanhóis e brasileiros.
Todas as sardinhas estão disponíveis na rede de lojas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro e na loja online pelo preço individual de 19,9 euros.
O pack de duas tem um preço de 37,9 euros A sardinha de autor tem o custo de 199 euros e é numerada e limitada a 176 exemplares.
A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro.
A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira, em 2009, “resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional”.
Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do “riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença”.
Actualmente, os principais mercados internacionais são França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão.