Sociedade
Câmara de Leiria e polícia unidas para reforçar segurança nas escolas
Na sexta-feira, um homem entrou numa secundária de Leiria e aliciou uma jovem para actos sexuais
O Município de Leiria reuniu com a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública para encontrar medidas de reforço de segurança nas escolas do 2.º e 3.º ciclos e secundários do concelho.
Este encontro, que decorreu na segunda-feira, surge depois de um homem ter entrado na Escola Secundária Domingos Sequeira na sexta-feira e ter aliciado uma menor para actos sexuais.
Num comunicado, a autarquia adianta que é necessário definir procedimentos de segurança e diagnóstico das medidas a serem adoptadas a curto e médio prazo em cada estabelecimento do concelho. Seguem-se reuniões com as direcções das escolas.
"A avaliação e a intervenção nas entradas nas escolas para controlo de acessos, a capacitação dos técnicos operacionais que trabalham nas portarias, instalação de botões de pânico para reduzir tempo de alerta, reforço de vigilância, revisão das instruções de segurança e devida adequação, são algumas das medidas em avaliação para adopção a curto prazo, sendo também feita a avaliação de possibilidade de instalação de câmaras de videovigilância", refere um comunicado.
Para o presidente da Câmara de Leiria, esta iniciativa é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os alunos e funcionários das escolas.
“Estamos empenhados em manter e reforçar um ambiente escolar seguro e protegido, onde a comunidade educativa possa desenvolver as suas actividades com tranquilidade”, afirma Gonçalo Lopes, citado na nota de imprensa, ao acrescentar que a colaboração com as forças de segurança, as direcções das escolas e toda a comunidade escolar é essencial para o sucesso deste projecto.