Sociedade
Câmara de Pombal atribui mais de 87 mil euros a instituições
Apoio distribuído por várias entidades de cariz social, desportivo e religioso
O Município de Pombal vai atribuit mais de 87 mil euros a várias instituições do concelho de âmbito social, desportivo e religioso, valor que foi aprovado na última reunião de executivo.
O Centro Social e Paroquial da Ilha receberá uma verba de 60 mil euros no âmbito do processo de fusão, em curso, com o Centro Social e Paroquial “Maris Stella” e Centro Social e Paroquial da Mata Mourisca, informa a Câmara de Pombal, numa nota de imprensa.
Segundo a Autarquia liderada por Diogo Mateus, estas três instituições particulares de solidariedade social da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, presididas pelo pároco Fernando Carvalho, disponibilizam diversas respostas sociais ao nível do apoio à infância e às pessoas idosas.
“Com a referida reestruturação, que tem como objetivo, essencialmente, aumentar a eficiência e sustentabilidade dos serviços prestados à população, o Centro Social e Paroquial da Ilha acolherá as valências de Estrutura Residencial para Idosos e Creche, enquanto na Guia (Centro Social e Paroquial “Maris Stella”) funcionará as valências de Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Cantina Social”, acrescenta a mesma nota.
A fusão obrigou a diversas intervenções nas instalações, à adquisição de equipamentos e à instalação de um sistema solar fotovoltaico, entre outros, bem como assumir os custos com o referido projecto de fusão, pelo que a verba municipal agora atribuída irá minimizar as respetivas despesas, constata a Câmara.
O executivo municipal considera “o espírito de colaboração interinstitucional que deve pautar a relação entre entidades públicas e as entidades do sector social, visando a oferta de uma resposta integrada, consistente e abrangente à população”.
Na mesma reunião foi também aprovada a atribuição de um apoio financeiro à Fábrica da Igreja Paroquial de São Simão de Litém, no valor de 12.500 euros, para comparticipar as diversas obras de melhoria e beneficiação, tanto no edifício como na zona exterior, junto ao salão paroquial.
Estes trabalhos estão orçados em cerca de 20 mil euros e são considerados importantes para a preservação da infra-estrutura, mas também para a valorização urbanística da zona, melhorando a fruição por parte da comunidade local.
No desporto, foi aprovado um apoio de 10.881,50 euros a atribuir à Associação Recreativa Cultural Desportiva de Albergaria dos Doze (Arcuda), que corresponde a 70% do valor do investimento realizado no projecto de reformulação da iluminação do seu campo de futebol de Vale das Éguas.
A Associação Desportiva da Ranha, freguesia de Vermoil, receberá um apoio de 2.500 euros para apoiar a aquisição de um tractor destinado à manutenção do relvado.
Já o Clube Columbófilo de Pombal será apoiado com uma verba de 1.500 euros, como forma de apoio ao desenvolvimento da sua actividade, "num momento em que a colectividade regista uma situação financeira fragilizada perante a redução do número de pombos inscritos para provas e a desistência de alguns praticantes da modalidade, face ao contexto de pandemia Covid-19".
Foi ainda atribuída uma verba de cerca de 18 mil euros à Junta de Freguesia do Louriçal, com vista à realização de trabalhos de reabilitação do recinto polidesportivo local.