Sociedade
Capela de Adega renasce das cinzas, quatro anos após o incêndio de Pedrógão Grande
Obras de reconstrução de ermida centenária serão inauguradas no dia 5 de Outubro.
Destruída no incêndio que 2017, a capela de Adega, em Pedrógão Grande, reergueu-se, finalmente, das cinzas. Depois de quatro anos de espera, o templo centenário está praticamente reconstruido e já há data para que volte a ficar “ao serviço do povo”.
Será no dia 5 de Outubro, anuncia o padre Geraldo Mário, que quando chegou Pedrógão Grande, há dois anos, se deparou com um processo de reconstrução que “não atava nem desatava”.
“Foi preciso juntar as vontades das entidades locais para que a obra se fizesse e se devolvesse este património religioso à população”, refere o sacerdote, explicando que a reconstrução é uma obra “conjunta da fábrica da igreja e da câmara”.
O templo, dedicado a Nossa Senhora das Brotas, ardeu a 17 de Junho de 2017. Foi o único edifício destruído pelas chamas na aldeia de Adega, onde ninguém morreu à passagem do fogo.
“Só morreu a santa. Até se diz que ardeu para salvar a popula
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.