Sociedade
Carolina Henriques Pereira vence Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2024
Com a tese de doutoramento "Escapando à Guerra e ao Holocausto através de Portugal"
Carolina Henriques Pereira, natural de Leiria e investigadora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, recebeu o Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2024 pela sua tese de doutoramento com o título "Escapando à Guerra e ao Holocausto através de Portugal: refugiados nas zonas de 'residência fixa' da região Centro (1940-1946)".
Segundo a página online da fundação, o júri do galardão, promovido pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, com o apoio da Fundação EDP, foi composto por Ângela Coutinho, Alexandra Esteves e Pedro Magalhães.
Este colectivo decidiu ainda a atribuição de uma Menção Honrosa à tese de doutoramento "História da UNITA: da Fundação ao Acordo de Alvor (1966-1975)", de João Fusco Ribeiro, investigador no Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora.
O Prémio Mário Soares, que celebra este ano a 26.ª edição, foi instituído em 1998, com o fito de distinguir autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da história contemporânea de Portugal.
Desde 2011, o prémio, no valor de 5 mil euros, é promovido com o apoio e colaboração da Fundação EDP.
A cerimónia de entrega do prémio decorrerá em Janeiro de 2025, integrando as comemorações do Centenário de Mário Soares.
No final do mês passado, a investigadora já havia vencido o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2024, promovido pela Universidade do Minho, em conjunto com Pedro Almeida Leitão (Universidade do Porto).
Este galardão foi atribuído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho.
Carolina Pereira é também autora do livro "Refugiados da Segunda Guerra Mundial nas Caldas da Rainha (1940-1946)".