Sociedade
Celebrações da Semana Santa em Porto de Mós incluem concertos e recriações
Tapete florido com cerca de 300 metros, concertos noturnos e recriação da via sacra são algumas das actividades previstas

As celebrações da Semana Santa, em Porto de Mós, começam este fim-de-semana e vão prolongar-se até ao Domingo de Páscoa, dia 20, com concertos noctunos e recriação de momentos bíblicos, com destaque para a Via Sacra, a realizar na Sexta-Feira Santa.
Organizado pelo município, em parceria com a paróquia, o evento pretende, por um lado, “acentuar a importância” da quadra pascal e, por outro, promover “a coesão territorial” e o envolvimento da comunidade, através da sua participação nas várias actividades propostas, referiu o presidente da câmara, Jorge Vala, durante a apresentação do programa das festividades.
Um dos momentos em que a comunidade é chamada a participar é a construção do tapetes de flores, com cerca de 300 metros, que vai cobrir a ponte de São Pedro. A elaboração do tapete, “aberta a toda a comunidade”, acontece esta sexta-feira e no sábado, das 8 às 17:30 horas.
Do programa do próximo domingo, dia 13, destaca-se a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém, que percorrerá a ponte de São Pedro, em direcção à igreja matriz da vila. A recriação antecede a missa, marcada para as 16 horas.
Na quinta-feira Santa, dia 17, haverá lugar à recriação da Última Ceia – Lava-pés, enquanto no dia seguinte está previsto um dos momentos altos das celebrações, com a Via Sacra, que junta actores profissionais e amadores, sob coordenação do Grupo de Teatro Leirena. O espectáculo religioso terá início na Igreja de São Pedro, às 16 horas, percorrendo, depois, as ruas da vila até ao Castelo, onde terá lugar o momento que encenará a crucifixação de Jesus.
O programa inclui também concertos nocturnos na Igreja de São Pedro, todos às 21:30 horas. O primeiro, intitulado 'Via Crucis’, acontece este sábado, dia 12, e estará a cargo da Banda Recreativa Portomosense. Segue-se, na segunda-feira, dia 14, um concerto de Páscoa com o tenor João Mendonza.
Na terça-feira, dia 15, a Igreja de São Pedro acolhe o espectáculo Misatango, uma obra do compositor argentino Martín Palmeri, também conhecida como Misa a Buenos Aires, que une a tradição da missa litúrgica à paixão do tango. Sob direcção de João Ferreira, a interpretação estará a cargo do Coro do Orfeão de Leiria e da soprano Catarina Perdigão, acompanhados do do grupo de música de câmara Tango4Women, com acordeão, violino, piano, guitarra e guitarra baixo.
O último concerto, no dia 16, intitula-se “No silêncio da Cruz, Maria”, e estará a cargo do coro Fatias Douradas, de Alvados, Porto de Mós.
Em paralelo com as celebrações da Semana Santa, está a decorrer o Festival Cabrito e do Borrego das Serras de Aires e Candeeiros, que termina no domingo de Páscoa, dia 20. Associado também a estas celebrações, realiza-se o Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal, a ter lugar nos próximos dias 11, 12, 13, 18 e 19, no Jardim Municipal.