Abertura
Censos identificam mais de 40 mil casas vazias no distrito de Leiria
Dados dos Censos de 2021 mostram que, nesse ano, quase 14% dos alojamentos existentes no distrito estavam desocupados. A análise do INE indica também que 8% das casas da região estavam sobrelotadas e 33% necessitava de reparações.
Os Censos de 2021 revelam que, nesse ano, havia 40.422 casas vazias no distrito, onde de incluem, por exemplo, os alojamentos para venda ou arrendamento, a aguardar partilhas e a precisar de obras. Ou seja, quase 14% do total das casas existentes estavam desocupadas. Do valor global, ressaltam ainda os 65.202 alojamentos com uso sazonal, número que representa 22% do total de habitações, e os 187 mil usados como residência habitual.
A nível nacional, a análise do Instituto Nacional de Estatística, divulgada na semana passada, dá conta da existência, em 2021, de mais de 723 mil alojamentos vagos, sendo que, desses 15,1% necessitavam de obras profundas. Na região de Leiria, havia 33% de fogos a precisar de reparações (20% com necessidades médias, 9% ligeiras e 4% profundas).
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.