Economia

Subida de taxas não irá demover famílias de comprar casa

24 jan 2023 09:36

Aquisição continua a ser mais favorável do que arrendamento

subida-de-taxas-nao-ira-demover-familias-de-comprar-casa
Especialistas apontam medidas para minimizar o impacto da subida da Euribor
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

As Euribor começaram a subir mais significativamente desde 4 de Fevereiro do ano passado, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que poderia subir as taxas de juro directoras, devido ao aumento da inflação na Zona Euro e a tendência foi reforçada com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Na semana passada, dia 16, as taxas subiram a três e a 12 meses para um novo máximo desde Janeiro de 2009, fixando- se em 2,334% e 3,332%, respectivamente. E, de acordo com a Lusa, apesar de a Euribor a seis meses, a taxa mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, ter descido ligeiramente (menos 0,033 pontos), tinha alcançado dias antes, a 13 de Janeiro, os 2,876%, que foi também o seu máximo desde Janeiro de 2009.

Apesar das subidas, os mediadores imobiliários ouvidos pelo nosso jornal acreditam que as famílias vão continuar a comprar casa e que a aquisição continua, ainda assim, a sair mais em conta do que o arrendamento.

Contudo, observam, dado o aumento das taxas de juro e face à redução do poder de compra, obter crédito junto da banca vai ser mais difícil e não restará alternativa à maioria dos portugueses se não ajustar as suas escolhas, optando por imóveis mais baratos do que aqueles que, até há pouco tempo, ainda poderiam comprar.

“Já se sente que

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ