Sociedade

Centro de recolha de Leiria recebeu 185 cães e gatos nos primeiros sete meses deste ano

4 out 2024 10:26

Até Agosto, foram adoptados 110 animais, entregues aos novos donos com microchip, vacinação em dia e esterilizados

centro-de-recolha-de-leiria-recebeu-185-caes-e-gatos-nos-primeiros-sete-meses-deste-ano
Nos últimos cinco anos, o CRO de Leiria esterilizou 1147 canídeos e felídeos
Ricardo Graça

O Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO) de Leiria já acolheu, este ano, 185 animais (92 caães e 93 gatos) e encaminhou para adopção 110. O balanço, com dados até Agosto, foi divulgado pela câmara, esta sexta-feira, a propósito do Dia Mundial do Animal.

Os dados agora apresentados indicam ainda que, durante os primeiros sete meses do ano, foram esterilizados 38 gatos, através do programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, uma acção que o município considera “essencial” para o controlo de colónias.

“Os resultados continuam a demonstrar o impacto do trabalho desenvolvido pelo CRO Leiria na saúde e bem-estar animal”, salienta a autarquia numa nota de imprensa.

Nesse comunicado, é destacado o trabalho feito na área da adopção, que, este ano, permitiu dar um novo lar a 110 animais, entregues esterilizados e, no caso dos cães, com microchip e vacina da raiva, procedimentos prestados gratuitamente.

A câmara esclarece ainda que podem ser esterilizados, no âmbito do Regulamento do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia (canídeos e felídeos) do município “os animais resgatados por qualquer pessoa, depois de ser confirmado que não têm dono” e desde que tenham já alguém que o queira adoptar.

“É convicção do município ser possível contribuir para a redução do abandono animal e do aparecimento de colónias vadias e errantes”, tendo sido criado aquele regulamento que “permite a realização de procedimentos médico-veterinários de forma gratuita”, destaca a nota de imprensa da autarquia.

De acordo com o balanço apresentado pela câmara, nos últimos cinco anos, o CRO Leiria identificou electronicamente cerca de 1900 animais, através das campanhas de vacinação antirrábica. Durante o mesmo período, foram esterilizados cerca de 1147 canídeos e felídeos, com o objectivo de “fomentar o controlo populacional de animais errantes”.

 

.