Sociedade
Centro histórico de Leiria com 13 edifícios em risco de derrocada
Após a queda de um prédio em frente ao Moinho de Papel, ocorrida na segunda-feira, a Câmara revelou que há 13 imóveis na cidade que apresentam risco de derrocada.
Na cidade de Leiria estão identificados 13 prédios que, face à sua degradação, apresentam risco de derrocada. Os dados foram relevados pelo município na sequência do desabamento de um edifício devoluto, que, na segunda-feira, caiu para a rua em frente ao Moinho de Papel.
O incidente não provocou feridos, mas obrigou ao fecho da via que, à hora de fecho desta edição, ainda se mantinha.
Segundo informações da vereadora do Urbanismo, Rita Coutinho, o imóvel já tinha sido alvo de duas vistorias por parte dos serviços municipais, em 2014 e 2015. Na sequência dessas acções, a Câmara notificou o proprietário para fazer intervenções que “acautelassem” uma eventual derrocada.
“Algumas dessas medidas foram executadas, como o fecho de vãos. Para outras, o proprietário solicitou a prorrogação de prazo”, acrescenta a autarca, revelando que o município já tinha emitido alvará relativo ao processo de demolição do edifício.
A derrocada ocorreu por volta das 12:50 horas, num momento em que Ricardo Borges passava de carro no local, no sentido entre a rotunda junto ao Jardim de Santo Agostinho e a ponte dos Caniços.
“Apercebi-me de algumas pedras a cair. Só tive tempo de fugir para a outra faixa e acelerar”, contou o automobilista ao JORNAL DE LEIRIA, pouco depois do incidente. “Foi um grande susto. Só por sorte, não fui apanhado pela derrocada”, acr
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.