Sociedade

Centros de saúde do distrito sem um único dentista

12 abr 2018 00:00

A saúde oral é determinante para o equilíbrio de todo o organismo e, se bem tratada, pode evitar muitos problemas ao corpo. Contudo, o SNS está absolutamente carente nesta área. Nos centros de saúde da região existe apenas um médico dentista, em Fátima.

centros-de-saude-do-distrito-sem-um-unico-dentista-8495
Maria Anabela Silva

É indissociável a relação entre uma boa saúde oral e o bem-estar geral do organismo, sendo conhecidas inúmeras ligações entre problemas na boca e patologias que podem afectar áreas tão diversas como os sistemas cardiovasculares e gastro-intestetinais, o sono ou o desenvolvimento cognitivo.

Existe também já alguma investigação que relaciona alguns tipos de cancro, como o do pâncreas, com problemas nas gengivas.

Mas, apesar da indiscutível importância da medicina oral na saúde em geral, esta é uma área onde o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está absolutamente carente. Veja-se o que se passa nos centros de saúde da região – distrito de Leiria e concelho de Ourém – onde existe apenas um médico dentista, afecto à unidade de Fátima, no âmbito de um projecto-piloto que avançou no final de 2016 e que o Ministério da Saúde promete agora alargar a todo o País.

Numa visita recente a Pombal, o secretário de Estado da Saúde revelou a intenção da tutela de, em 2019, ter todos os 55 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do País dotados de, pelo menos, um médico dentista.

Fernando Araújo anunciou ainda que, nos próximos dois anos, o SNS será reforçado com cerca de 30 especialistas em medicina dentária, um dos quais será afecto, a partir de Julho, à unidade de Pombal.

Ao JORNAL DE LEIRIA, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro refere que espera alargar “em breve” a resposta nesta área, tendo sido “convidadas” várias Câmaras Municipais para integrarem o projecto Saúde Oral, no âmbito do qual “compete às autarquias a realização de obras de adaptação dos espaços e os investimentos necessários para o funcionamento do gabinete”.

Na área da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, onde já estão em actividade 23 gabinetes de saúde oral, deverá ser atribuído, até ao final do ano, “pelo menos um médico dentista ao ACES do Oeste Norte”.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, aplaude o anunciado reforço do SNS com estes especialistas, manifestando-se convicto que a medida será “mais um passo para colmatar” a dificuldade de acesso a este tipo de cuidados por parte de “toda a população”.

Um entrave que, segundo aquele responsável, se reflecte em alguns números revelados pelo último Barómetro da Saúde Oral, referente a 2017, segundo o qual cerca de 42% dos portugueses não visitavam um médico dentista há mais de um ano e 27% “nunca” tinham recorrido a este especialista ou apenas o fizeram em situações de urg&eci

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ