Saúde
Centros de saúde ganham dez novos médicos de família
Foram ainda colocados oito especialistas hospitalares e um de Saúde Pública na região de Leiria
A primeira fase do processo de colocação de médicos de 2024 ainda decorre, mais a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria já garantiu a contratação de dez médicos de Medicina Geral e Familiar e de oito especialidades hospitalares, prevendo-se a contratação de mais. Foi ainda colocado um médico de Saúde Pública.
Um utente do centro de saúde da Barreira denunciou ao JORNAL DE LEIRIA, que a extensão de saúde da Barreira se “encontra fechada provisoriamente de 1 de Agosto até ao dia 23 de Setembro”.
O utente lamenta que serão “cerca de um mês e três semanas em que a população tem de se deslocar aos serviços médicos de Cortes e Pousos, ocasionando grande transtorno”.
A ULS “confirma o encerramento temporário por razões de aposentação e férias, estando prevista a reabertura nos próximos dias”. “Os utentes têm garantido o acesso aos cuidados no polo das Cortes, que pertence à mesma Unidade de Saúde Familiar, que se encontra a apenas 2,5 quilómetros de distância. Nenhuma actividade assistencial foi prejudicada”, garante fonte da ULS.
Até ao final do ano estão previstas mais aposentações de médicos, cujo número a ULS não revela, referindo que estão a tentar “encontrar substitutos”.