Sociedade

Cercilei organiza ciclo de conferências integrados no 14.º Encontro na Diferença

5 dez 2024 14:00

Deficiência, inclusão, emoções e multiculturalidade serão temas em discussão

cercilei-organiza-ciclo-de-conferencias-integrados-no-14o-encontro-na-diferenca
Jovens da Cercilei irão participar nos momentos culturais do 14.º Encontro
Ricardo Graça/Arquivo

A Cercilei - Cooperativa Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria vai organizar um ciclo de conferências integrados no seu 14.º Encontro na Diferença.

Intitulado “Porta Aberta...”, os debates promovidos pela Cercilei, em parceria com o Centro de Formação Leirimar, decorrerão em várias escolas, que foram desafiadas a sugerir temas e tem como objectivo “fazer a ligação entre a Cercilei, as escolas e a comunidade, com o fio condutor e foco na deficiência”.

Este ciclo de conferências irá abordar diferentes temas, como a inclusão, a metodologia humanitude, a gestão emocional, o bem-estar e a adaptabilidade dos cidadãos estrangeiros no país.

Assim, no dia 8 de Janeiro, a Porta Aberta... À INCLUSÃO irá discutir o bem-estar, a dislexia e a adaptabilidade na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria.

A Porta Aberta... À EQUIDADE decorrerá no dia 5 de Fevereiro no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente para falar sobre respeito, equilíbrio, oportunidade e autismo.

O Agrupamento de Escolas de Marrazes, em Leiria, recebe, no dia 3 de Abril, a Porta Aberta... À DIVERSIDADE, cujos temas abordados serão a multiculturalidade, qualidade de vida e deficiência.

A última Porta Aberta realiza-se no Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Leiria, sob o mote ÀS EMOÇÕES. Saúde mental, inteligência emocional e felicidade são os assuntos discutidos.

Agendado para os dias 27 e 28 de Fevereiro e 1 de Março, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, o 14.º Encontro na Diferença, um evento anual que há muito se dedica a promover o respeito pela diversidade e a inclusão social, tem como primeiro painel O que eu não digo… que terá no centro da discussão temas como a transição para a vida activa da pessoa com deficiência, que respostas existem para as pessoas com deficiência, responsabilidade social e os projectos sociais.

Sob o mote Os meus olhos falam!, o segundo dia do encontro abordará os temas como educação inclusiva, comunicação, bem-estar, qualidade de vida, orientação educativa, gestão emocional, distúrbios, comportamentos, benefícios terapêuticos ou humanitude na área da deficiência intelectual.

Os meus olhos sorriem! é o tema do painel do dia 1, onde vários especialistas incidirão as suas intervenções na inteligência emocional, otimismo, felicidade, promoção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, oportunidades, multiculturalidade, adaptabilidade e transformação social.

“Procuramos abranger as áreas todas e tudo tem a ver com as formas de comunicar e de estar, desde a área emocional às terapias e práticas que vamos apresentar. O primeiro dia será mais dedicado a divulgar as nossas práticas”, revela Cristina Meireles, presidente da Cercilei.