Viver
Ciclo de encontros revela a história do castelo de Porto de Mós
A primeira palestra realiza-se este sábado e depois o programa segue até ao final de Abril

Lugares e Histórias: o Castelo é um conjunto de cinco encontros que se realizarão no decorrer dos meses de Março e Abril em Porto de Mós, no Auditório José Gomes, no edifício da Junta de Freguesia de Porto de Mós.
O primeiro acontece já neste sábado, 1 de Março, com a presença de Maria João Branco, do Instituto de Estudos Medievais (IEM), da Universidade Nova de Lisboa, para falar sobre “O primeiro alcaide: D. Fuas Roupinho, Porto de Mós e a Reconquista”. Tem início às 15 horas.
“Este pretende ser um fórum de discussão aberta sobre temas relacionados com sociedade, história, património e cultura do concelho de Porto de Mós”, explica o município, em comunicado. “Cada sessão terá início através da exposição por oradores renomados e de mérito reconhecido, a que se segue a habitual interação com o público”.
Confira o restante programa:
15 de Março: “O Castelo de Porto de Mós na Idade Média: das origens às transformações quatrocentistas”, por Mário Jorge Barroca, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
29 de Março: “A guerra: Porto de Mós e a Batalha Real de 14 de Agosto de 1385”, por Tiago Paz, director do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA).
12 de Abril: “O Paço senhorial: a conversão do castelo em residência senhorial, de D. Dinis a D. Afonso IV”, com Alexandra Leal Barradas, investigadora.
26 de Abril: “A (re)construção: a intervenção da DGMEN no Castelo de Porto de Mós”, por João Pedro Féteira (Mosteiro da Batalha).