Viver

Circo contemporâneo volta a mostrar-se em Ourém

27 mai 2023 15:34

Segundo edição de mostra internacional arranca na segunda-feira e contará com nove espectáculos, a realizar até ao início de Julho.

circo-contemporaneo-volta-a-mostrar-se-em-ourem
Thorsten Grütjen, artista alemão, protagoniza o espectáculo T0+1 que abre a edição deste ano
©Miguel-Oliveira

A segunda edição da Mostra Internacional de Circo Contemporâneo de Ourém arranca esta segunda-feira, dia 29 de Maio, e vai prolongar-se até 2 de Julho. No total, haverá nove espectáculos, com artistas provenientes de Portugal, Alemanha, Espanha e Inglaterra.

Protagonizado por Thorsten Grütjen, artista alemão radicado em Portugal, o espectáculo T0+1 abre a edição deste ano, com apresentações nos dias 29, 30 e 31 de Maio reservadas ao público escolar. Estes espectáculos, que decorrerão na sala principal do Teatro Municipal de Ourém (TMO), fazem também parte da programação da Festa da Criança 2023, promovida pelo município. 

O programa da mostra internacional de circo prossegue depois a 7 de Junho, com a subida a palco de Poi, espectáculo da companhia espanhola D’Es Tro, que conta no elenco om Guillem Vizcaíno, actual campeão do mundo em estilo livre de manipulação de piões e que já arrecadou vários prémios internacionais.

Life, criação da companhia britânica Gandini Juggling onde a dança encontra o malabarismo, apresenta-se no dia 23 de Junho. Bonecos do mercado, dos portugueses Alma d’Arame; Só, dos espanhóis Xampatito_Pato, e Carmim, performance da companhia portuguesa Coração nas Mãos, são outros dos espectáculos previstos, com o primeiro agendado para o dia 29 de Junho e os dois últimos para o dia seguinte.

No último fim-de-semana do evento, dias 1 e 2 de Julho, a programação está entregue a duas companhias espanholas - Circo EIA e Bucráa Circus Company - e à portuguesa Radar 360º.

Nesta segunda edição, a Mostra Internacional de Circo Contemporâneo de Ourém duplica o número de espectáculos, que se repartem pelo palco principal e anfiteatro exterior do Teatro Municipal de Ourém (TMO) e Mercado Municipal.

Em declarações à agência Lusa, o director artístico do TMO, João Aidos, explica que a intenção é levar o público a “experienciar outros lugares de fruição artística”, promovendo “as artes de rua e o circo contemporâneo” através de “outro tipo de dialéticas e relações entre os artistas”, privilegiando “o nosso espaço ao ar livre”.

Com entrada livre nas exibições ao ar livre, a Mostra Internacional de Circo Contemporâneo pretende ser mais atracção a Ourém. “Pode-se vir visitar o Castelo de manhã e à tarde tem aqui um conjunto de espectáculos para ver. Acima de tudo as pessoas vão ser surpreendidas”, promete João Aidos, citado pela Lusa.