Viver

Compositores de Leiria criaram uma biblioteca digital de percussão que é estreada este domingo ao vivo com um quarteto de cordas

15 out 2022 16:14

Um quarteto de cordas vai interpretar obras originais de seis compositores da região de Leiria, no concerto em que é estreada a biblioteca Impacto, com mais de mil sons de percussão

compositores-de-leiria-criaram-uma-biblioteca-digital-de-percussao-que-e-estreada-este-domingo-ao-vivo-com-um-quarteto-de-cordas

É um único instrumento virtual, mas contém cerca de 1.700 sons, incluindo as diferentes intensidades disponíveis. A biblioteca de samplers Impacto, criada por um colectivo de Leiria, é apresentada pela primeira vez ao vivo neste domingo, durante um concerto com temas originais compostos especificamente para a nova ferramenta.

Em palco, no Teatro Miguel Franco, estarão quatro músicos, chefes de naipe da Orquestra do Norte, a formar um quarteto de cordas: Mark Herendi, Ana Tedim, Teresa Fleming e Rita Fernandes. Vão tocar em simultâneo sobre faixas que utilizam a biblioteca Impacto, numa mistura entre instrumentos acústicos tocados ao vivo e sons digitais pré-gravados, uma fusão entre o real e o virtual.

O leque de compositores, todos da região, responsáveis pelas obras que amanhã, 16 de Outubro, pelas 18 horas, são dadas a conhecer, num espectáculo com entrada livre, é constituído por André Barros, André Oliveira, André Roque, João Birrento, João Franco e Nuno Barradas.

O instrumento virtual Impacto destina-se a utilização na plataforma Kontakt, pode ser adquirido online e é comercializado sob a marca Sonic Motion.

“É uma biblioteca em que os samplers são preparados para que possa haver uma performance”, explica André Roque ao JORNAL DE LEIRIA.

Todos os elementos gravados são elementos de percussão, no caso, os mais comuns numa orquestra, incluindo bombos, tarolas e timbalões.

As gravações decorreram durante três dias no Teatro José Lúcio da Silva e são as características da sala de espectáculos em Leiria que estão plasmadas na sonoridade captada em registo ao vivo, com três opções de microfone.

O resultado é uma performance de palco”, adianta André Roque, obtido com recurso a “aparelhos topo de gama”.

Este domingo, o concerto com aproximadamente uma hora reúne criações “para quarteto de cordas e instrumento virtual”.

O projecto Impacto é uma iniciativa de André Roque, João Franco, André Oliveira e Rui Sousa, vários deles acostumados a compor para cinema e televisão.

É um projecto e espectáculo apoiado pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses da Direcção-Geral das Artes, através do Teatro José Lúcio da Silva.