Sociedade
Coronel João Vicente é o novo comandante da Base Aérea de Monte Real
A rendição de comando foi assinalada com uma cerimónia militar restrita, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, anunciou hoje a Força Aérea.
O coronel piloto aviador, João Paulo Nunes Vicente, assumiu esta sexta-feira, o comando da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, substituindo na função o coronel piloto aviador, João Carlos de Bastos Jorge Gonçalves, que neste dia foi agraciado com a Medalha de Prata de Serviços Distintos.
A rendição de comando foi assinalada com uma cerimónia militar restrita, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, anunciou hoje a Força Aérea.
O novo comandante nasceu em Lisboa em 1971, tendo ingressado na Força Aérea em Julho de 1989, no curso de Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto Aviador, na Academia da Força Aérea, refere a nota biográfica disponibilizada pela Força Aérea.
Efectuou o Tirocínio nos EUA, tendo sido brevetado em Maio de 1995, em Vance AFB.
Entre Fevereiro de 1996 e Dezembro de 1997 esteve colocado na Esquadra 301 – Jaguares, na Base Aérea N.º 11, em Beja, onde obteve as qualificações de piloto operacional e comandante de parelha em Alpha-Jet.
Entre Abril de 2000 e Agosto de 2003 exerceu funções no programa Euro-NATO Joint Jet Pilot Training, em Sheppard AFB, nos EUA, tendo realizado mais de 1000 horas de voo como instrutor de voo em T-37.
João Paulo Nunes Vicente também desempenhou funções no Estado-Maior Militar Internacional do Quartel General da NATO em Bruxelas e de chefe do Centro de Operações Aéreas do Comando Aéreo.
É autor de três livros e mais de três dezenas de artigos na área do Poder Aeroespacial em particular no emprego de sistemas aéreos não tripulados, tendo participado em várias conferências nacionais e internacionais.
Totaliza 3000 horas de voo e da folha de serviços constam várias condecorações e louvores.
Reside em Torres Vedras, é casado e tem dois filhos.